Certificado A1 e A3, qual o processo de emissão?

Por Rafael Castanho | 07/06/2022 | 6 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Certificado A1 e A3, qual o processo de emissão?

 

Certificados Digitais são chaves eletrônicas que dão segurança e autenticidade em transações virtuais, eles são caracterizados por chaves identificadoras onde a empresa pode assinar documentos eletronicamente, não dependendo da presença do destinatário estar presente, ou seja, a empresa e o cliente não precisam estar no mesmo local, cidade ou estado. Além da possibilidade de transações remotas, o certificado garante a segurança e praticidade para todos envolvidos na operação.

 

O modelo de certificado digital A1 é representado por arquivos digitais.

O Certificado A1 pode ser instalado em diversos computadores, sendo mais flexível e prático, indicado para emissão de uma grande quantidade de notas, como no varejo.

Possui geralmente validade de 1 ano a partir da data de emissão.

 

Já o modelo A3 são certificados armazenados em uma mídia física, podendo ser em forma de Cartão com chip (conhecido como Smartcard) e lido através de um leitor conectado ao computador, ou então no formato de Token (dispositivo que lembra um pendrive) sendo conectado via USB no computador emissor.

Esse modelo é mais seguro e não pode ser copiado como o A1, porem possuem a desvantagem de ter sua utilização centralizada no computador em que o certificado está conectado, assim não indicado para um grande fluxo emissões.

Possuem validade entre 1 ou 3 anos a partir da data de emissão.

 

Tanto o modelo de certificado A1 quanto o A3 permite realizar a assinatura virtual de Contratos, transações bancárias, declaração de Imposto de Renda para PJ, emissão de notas fiscais, além de permitir o acesso a serviços da Receita Federal como o eCAC.

Visto isso, a cada dia que passa, mais pessoas tanto físicas quanto jurídicas necessitam da utilização de certificados digitais para autenticar suas transações.

Para que a emissão de um certificado tenha validade jurídica é preciso seguir os seguintes passos.

 

Solicitação de compra

O primeiro passo é buscar um órgão emissor que siga a regulamentação da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) e solicitar a compra do Certificado Digital de sua escolha.

 

Agendamento de validação dos documentos

Após a solicitação é agendado uma data para validar a documentação necessaria e coletar a biometria.

Os documentos necessários para validação varia conforme pessoa física e jurídica.

 

Pessoa Física

    - Documento de identificação (no caso de estrangeiro domiciliado no  Brasil é preciso apresentar  a Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE));
    - CPF.

Pessoa Jurídica

    - Documento de identificação (no caso de estrangeiro domiciliado no  Brasil é preciso apresentar  a Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE));
    - CPF;
    - Registro Comercial (no caso de empresa individual);
    - Ato Constitutivo ou Certidão Simplificada, Estatuto ou Contrato Social em vigor devidamente registrado em órgão competente;
    - Cartão do CNPJ impresso no site da Receita Federal do Brasil há no máximo 5 dias;
    - Documento de eleição de seus administradores, caso seja aplicável.

 

Emissão e instalação

Após a validação dos documentos completa o Certificado pode ser emitido, sendo gerado uma chave única para pessoa ou empresa.

Com o certificado emitido é possível realizar a instalação do mesmo no computador ou dispositivos em que ele será utilizado.

 

Renovação

Após o período de validade do certificado emitido expirar, é preciso realizar a renovação.

Caso os dados cadastrais apresentados continuem os mesmos, a renovação é feita junto ao órgão emissor.

Caso houver alteração em algum dos dados apresentados na emissão, é preciso atualizar as informações junto ao órgão emissor e solicitar a emissão de um novo certificado atualizado.

 

 

Lembrando que o certificado digital é uma ferramenta extremamente necessária para manter todas as transações e emissões com validade jurídica e fiscal, então manter um certificado na validade permite estar em paridade com a Receita Federal.


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.