Classificando os gastos da sua empresa

Por Rafael Castanho | 03/08/2021 | 3 Minutos de leitura | Voltar
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Classificando os gastos da sua empresa

Fundamental para análise de números da empresa, a classificação dos gastos não é apenas uma formalidade contábil.

Para que o registro de suas operações seja feito de maneira eficiente, entender a diferença entre gastos, custos, despesas e investimentos é essencial.

Realizando a ordenação e classificação dos gastos, é possível então criar uma medição de custos, identificar despesas desnecessárias e por meio disso, compreender relatórios de extrema importância como DRE.


Os gastos são todas as saídas do caixa da empresa, e podem ser divididos 4 categorias

Custos

Todos os gastos ligados a produção entram na categoria de custos.

São atrelados a todos os processos até a atividade final, então todos os gastos que a empresa tem, desde a compra, manufatura, produção, transporte até o ponto em que é feita a venda, entra como custo.

Em indústrias, como dito anteriormente, são gastos de produção, incluindo os salários dos envolvidos na linha de produção. No comércio, por outro lado, são todos os gastos para venda de um produto, armazenagem, embalagens, gerenciamento de estoque, tudo entra como custo.

Para prestadores de serviço, todo gasto para efetuar o serviço final se encaixa na categoria de custos.

Despesas

Gastos relacionados com Administração da empresa e comercial, não possui ligação direta com a produção.

Os gastos que a empresa tem com o marketing, material de escritório, contas telefônicas, conexão com internet, salários dos envolvidos na área comercial e administração, todos eles entram como Despesas.

Investimentos

A compra de equipamento para produção, compra de um caminhão próprio para realizar as entregas, essa categoria de gasto é colocado na categoria de Investimentos.

São gastos da empresa que visam a expansão da imagem da empresa e gerar mais receita, ou seja, sempre tem o objetivo de retorno.

Gastos não operacionais

Gastos atípicos entram nessa categoria, como, distribuição de lucro e pagamento de empréstimos.

Se um sócio usufrui de algum bem que está em nome da empresa, e esse é vendido, entra nessa categoria de gastos não operacionais.


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Escrito por:

Rafael Castanho

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