Conheça o PIX

Por Rafael Castanho | 05/11/2020 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Conheça o PIX

PIX é o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central

 

O Pix é um meio de pagamento eletrônico que faz parte do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) do Banco Central do Brasil. Ele pretende facilitar para quem paga e para quem recebe.

 

Pagadores

- Rapidez, segurança e baixo custo;

- Agilidade (uso da lista de contatos do celular ou de QR Code para iniciar pagamentos);

- Praticidade (só precisa do dispositivo digital para realizar o pagamento, dispensa uso de cartão, folha de cheque, cédulas, maquininhas etc.);

- Possibilidade de integração a outros serviços no smartphone.

 

Recebedores

- Baixo custo de aceitação;

- Disponibilização imediata dos recursos, o que tende a reduzir necessidade de crédito;

- Facilidade de automatização e de conciliação de pagamentos;

- Facilidade e rapidez de checkout (não precisa de POS para passar o instrumento de pagamento ou de um caixa para dar troco).

 

 

Ela funciona de forma que transações feitas por ele sejam quase instantâneas e disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana e nos 365 dias do ano.
A tecnologia de pagamento é via QR Code e a pessoa que faz o pagamento utiliza uma chave Pix daquele que recebe o pagamento. É a chave Pix possibilita o acesso aos dados bancários do usuário da conta. Essas chaves Pix podem ser cadastradas utilizando os números de telefone, CPF, endereço de e-mail do usuário ou uma chave aleatória.

As transações permitidas são o pagamento entre pessoas físicas e entre pessoa física e jurídica e são feitas em Real Brasileiro (R$).

O funcionamento em ambos os casos é o mesmo, aquele que paga utiliza da chave Pix daquele que recebe.

O sistema será gratuito para pessoas fiscais que não o utilizaram para fins comerciais, e poderá receber até 30 pagamentos via Pix por mês, sendo que utilizações excedentes podem ter a cobrança de tarifas que varia de uma instituição financeira para outra.

 

Pix Cobrança

Em 29 de Outubro de 2020, o Banco Central anunciou 2 funcionalidades ao Pix, uma API para padronizar os recebimentos e um método de cobrança.

O Pix Cobrança, como é chamado, é um recurso que permite que estabelecimentos comerciais, prestadores de serviço e fornecedores gerem um QR Code para receber pagamentos. A função permite que quem receba o valor possa definir uma data limite para o pagamento, aplicação de desconto e multas, de uma forma similar ao boleto bancário.

O Banco Central irá disponibilizar uma API chamada API Pix para as empresas que pretendam adotar ao Pix terem uma ferramenta para facilitar o processo de implementação do sistema de pagamentos instantâneos.

 

E aí, já pensou em utilizar o Pix?


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.