O Emprestimo pessoal é umas das modalidades de crédito mais utilizadas
Em 2019, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), realizou e divulgou uma pesquisa que indicava que 69% dos empréstimos pessoais tomados em bancos e instituições financeiras é responsável pela inadimplência no país.
Para evitar essa situação, há alguns passos que podem ser feitos para quitar a dívida devidamente e ficar inadimplente.
Defina uma finalidade para o empréstimo
O objetivo de um empréstimo deve ser bem definido para que ele não seja usado indevidamente e contraindo maiores dividas.
Organização dos pagamentos
Analise qual seria o melhor método de pagamento e inclua na rotina de pagamento. Efetuar todos os lançamentos a pagar para ter uma projeção no fluxo de caixa também pode ser uma boa alternativa, já que ajuda a verificar se possui saldo disponível para esse pagamento a fim de evitar cobranças de juros.
O pagamento adiantado de parcelas futuras pode ajudar já que diminui o tempo de pagamento e diminuir o valor da cobrança total.
Não contraia novas dividas
Ao contrair uma dívida de empréstimo, quita-la deve se tornar uma prioridade.
Opte por não contrair novas dividas caso ainda não tenha quitado as dívidas que já possui.
Empréstimo não é "dinheiro a mais" no caixa
Por ser uma linha de crédito, o valor do empréstimo deverá ser pago futuramente, por isso deve possui um objetivo claro para que ele não seja apenas uma entrada adiantada no caixa. Lembre-se que o valor que entrou no caixa vai sair dele futuramente.