Afinal, o PIX vai eliminar outros métodos de pagamento?
Com a acensão das contas digitais e a criação do PIX, (método de pagamento instantâneo do banco central), muitos adeptos dos boletos ficaram com dúvidas se seria o fim desse método que existe a mais de 30 anos.
Boleto está muito bem difundido
O boleto é muito bem recebido como forma de pagamento, tanto de quem paga quanto de quem recebe, então não se preocupe, ele não vai ser substituído tão rápido.
O boleto como conhecemos hoje, com código de barras, existe desde 1993. Pode ser pago em diversos locais com dinheiro em espécie, como lotéricas, bancos, caixas automáticos e inclusive através de aplicativos de contas digitais.
Por conta de ser muito bem difundido e utilizado, o pagamento via boletos ainda vai continuar sendo um dos métodos mais utilizados para efetuar pagamentos. As pessoas já estão acostumadas, por conta de ser fácil, pratico e intuitivo.
PIX entra em cena
Mesmo com novas tecnologias como o PIX, muita gente não está acostumada com o meio digital e ainda opta por boletos ou ainda mais com o pagamento em espécie. Segundo o Brazil Digital Report, da consultoria McKinsey, 47% das transações de pagamento no país são feitas em dinheiro.
Por ser uma novidade, o PIX (nome como é conhecido o método de pagamento instantâneo criado pelo banco central) pode ter alterações e adotação por parte dos usuários para que ele se estabeleça no mesmo patamar em que o boleto está hoje.
O PIX é um facilitador e não um substituto
Claro que o PIX possui inúmeras vantagens que causam grande impacto, já que ele vai anular quase que totalmente a presença física, seja em forma de dinheiro em espécie ou cartões de crédito e débito, sendo que as transações são feitas utilizando o meio digital através de um celular, sendo que a agilidade para transação é quase imediata, cerca de 10 segundos.
As pessoas acostumadas com o boleto não precisam se preocupar de forma alguma, já que a utilização deles não tera impacto na funcionalidade. Essa tecnologia agrega ao usuário e não elimina os métodos de pagamento que já estão por aí.