Risco de crédito é o que determina se uma empresa ou pessoa esta apta a receber crédito
O Risco de crédito se refere a venda e serviços com o pagamento posterior ao ato de compra ou realização do serviço. Ele é um indicador que determina se um cliente é apto ou não a receber crédito e quais são as condições que esse crédito pode ser concedido, ou seja, a possibilidade de um cliente não honrar com o pagamento do benefício que lhe foi garantido.
O processo de análise de risco é um método eficaz para avaliar como um determinado cliente lida com o crédito de modo a diminuir possíveis inadimplências.
Para isso é bom considerar os "5 C's do crédito", esse termo é utilizado para descrever de forma otimizada o perfil do beneficiário e estabelecer se o crédito pode ser aprovado ou reprovado. São eles:
Caráter
Verifica a reputação do nome no mercado. Costume analisar o histórico dos pagamentos e cumprimentos de prazos e contratos. Vale tanto para CPF quanto CNPJ.
Capacidade
Verifica o fluxo de caixa, setor de atuação e alternativas para pagamento do crédito, a partir dessas informações é possível determinar qual será o valor do crédito.
Capital
Verifica a quantidade de dinheiro de uma empresa, seus donos e sócios possuem, ou seja, considera o patrimonio liquido e caso a empresa beneficiaria do crédito não cumpra com os pagamentos, a dívida sera transferida para o proprietário.
Condições
Verifica o setor do beneficiário, para determinar o objetivo do crédito e a segurança do cumprimento da dívida contraída. Essa analise é feita com a projeção da empresa, se ela vai crescer, estagnar ou retrair.
Colateral
Verifica as garantias da empresa e do contratante. Nisso é incluído, imoveis, equipamentos, e demais bens da empresa ou proprietário. A utilização de um avalista, responsável pelo pagamento caso não seja cumprido o pela empresa beneficiaria do crédito.
Cada um desses "C's" tem um peso diferente dependendo do nicho de atuação do beneficiário de crédito e pode impactar na decisão final.
No caso da análise de risco de crédito de uma pessoa física, a empresa pode recorrer ao SPC e ao Serasa, eles disponibilizam um banco de dados no qual é possível consultar a pontuação do CPF, verificando pagamentos, inadimplência e os níveis de endividamento.