O que é Risco de Crédito?

Por Rafael Castanho | 25/05/2021 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
O que é Risco de Crédito?

Risco de crédito é o que determina se uma empresa ou pessoa esta apta a receber crédito

 

O Risco de crédito se refere a venda e serviços com o pagamento posterior ao ato de compra ou realização do serviço.  Ele é um indicador que determina se um cliente é apto ou não a receber crédito e quais são as condições que esse crédito pode ser concedido, ou seja, a possibilidade de um cliente não honrar com o pagamento do benefício que lhe foi garantido.

O processo de análise de risco é um método eficaz para avaliar como um determinado cliente lida com o crédito de modo a diminuir possíveis inadimplências.
Para isso é bom considerar os "5 C's do crédito", esse termo é utilizado para descrever de forma otimizada o perfil do beneficiário e estabelecer se o crédito pode ser aprovado ou reprovado. São eles:

Caráter

Verifica a reputação do nome no mercado. Costume analisar o histórico dos pagamentos e cumprimentos de prazos e contratos. Vale tanto para CPF quanto CNPJ.
 

Capacidade

Verifica o fluxo de caixa, setor de atuação e alternativas para pagamento do crédito, a partir dessas informações é possível determinar qual será o valor do crédito.
 

Capital

Verifica a quantidade de dinheiro de uma empresa, seus donos e sócios possuem, ou seja, considera o patrimonio liquido e caso a empresa beneficiaria do crédito não cumpra com os pagamentos, a dívida sera transferida para o proprietário.
 

Condições

Verifica o setor do beneficiário, para determinar o objetivo do crédito  e a segurança do cumprimento da dívida contraída. Essa analise é feita com a projeção da empresa, se ela vai crescer, estagnar ou retrair.
 

Colateral

Verifica as garantias da empresa e do contratante. Nisso é incluído, imoveis, equipamentos, e demais bens da empresa ou proprietário. A utilização de um avalista, responsável pelo pagamento caso não seja cumprido o pela empresa beneficiaria do crédito.
 

Cada um desses "C's" tem um peso diferente dependendo do nicho de atuação do beneficiário de crédito e pode impactar na decisão final.

No caso da análise de risco de crédito de uma pessoa física, a empresa pode recorrer ao SPC e ao Serasa, eles disponibilizam um banco de dados no qual é possível consultar a pontuação do CPF, verificando pagamentos, inadimplência e os níveis de endividamento.

 

 


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.