O que é uma Fintech?!

Por Rafael Castanho | 02/02/2021 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
O que é uma Fintech?!

O termo "Fintech" é derivado da combinação de "finanças" e "tecnologia", referindo-se a startups ou empresas que utilizam inovações tecnológicas para oferecer serviços financeiros inovadores e disruptivos. Essas soluções frequentemente competem ou complementam os serviços tradicionalmente oferecidos por instituições financeiras estabelecidas.

A ascensão das Fintechs foi uma resposta direta à necessidade de modernizar a indústria financeira. O baixo custo operacional, juntamente com a popularização da internet, permitiu que estas empresas surgissem e prosperassem, aproveitando a digitalização crescente e a demanda dos consumidores por serviços mais ágeis, transparentes e eficientes. Ao contrário das instituições tradicionais, muitas Fintechs operam sem agências físicas, permitindo que seus clientes gerenciem finanças inteiramente através de dispositivos móveis, como smartphones.



Exemplos proeminentes de inovações trazidas por Fintechs incluem:



 


Pagamentos online: Empresas como PayPal, Stripe e Square revolucionaram as transações digitais.

Empréstimos P2P: Plataformas como LendingClub e Prosper facilitam empréstimos diretos entre indivíduos, contornando bancos tradicionais.

Robo-advisors: Ferramentas como Betterment e Wealthfront oferecem gestão de investimentos baseada em algoritmos a custos reduzidos.

Criptomoedas e blockchain: Plataformas como Coinbase possibilitam a negociação de criptomoedas, enquanto a tecnologia blockchain promete transformar muitos aspectos do sistema financeiro.

Neobancos: Como Nubank e Picpay, proporcionam uma experiência bancária digital ágil e muitas vezes sem taxas.

Insurtechs: Inovam no segmento de seguros, simplificando processos e personalizando ofertas.

Serviços bancários tecnológicos: Soluções que modernizam sistemas bancários tradicionais.


Além de aumentar a inclusão financeira e a eficiência, as Fintechs têm a capacidade de diminuir burocracias e descomplicar a gestão financeira pessoal. Porém, junto às inovações, surgem desafios, especialmente no âmbito regulatório e de segurança. Dada a tendência observada em 2021, com a tecnologia da informação tornando-se mais acessível e a expansão da conectividade, é esperado que o setor de Fintech continue a evoluir, apresentando ainda mais soluções e transformações no mundo financeiro.


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.