Tendência em 2021, os baixos custos e popularização da internet são impulsionadores para as Fintechs.
O Termo Fintech se originou da junção das palavras financial (financeiro) e technology (tecnologia) e constitui startups ou empresas que inovam, criam e/ou otimizam soluções do sistema financeiro, como o Nubank e o Picpay.
Essas empresas trabalham com um custo operacional muito menor a instituições tradicionais do setor e tem o diferencial de poder trabalhar sem uma agencia física, permitindo a seus clientes trabalharem inteiramente pelo smartphone.
Esse nicho de startups vem crescendo no Brasil e é uma tendência mundial, já que a praticidade que esse tipo de serviço traz é muito bem visto pelos consumidores que não querem pisar em bancos ou querem economizar tempo na administração financeira pessoal.
Diminuir a burocracia e simplificar o entendimento das pessoas sobre questões financeiras, dando opção de criar carteiras digitais ou contas digitais gratuitas que podem ser administradas pelo celular, e muitas vezes sem taxas, fazem esse tipo de serviço crescer rapidamente, com mais e mais usuários a cada dia.
Serviços populares oferecidos por fintechs são os de pagamento instantâneo, gestão financeira, blockchain e criptomoedas, seguros, cartão de crédito e débito, etc.
Com o acesso a tecnologia da informação sendo barateado e o acesso da internet sendo mais amplo no publico em geral fez que as Fintechs sejam uma ótima solução e empreendimento.