Plano de contas - Para que serve?

Por Rafael Castanho | 26/07/2022 | 6 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Plano de contas - Para que serve?

O plano de contas organiza as finanças da uma empresa.

 

Toda empresa que deseja crescer deve manter todos os setores organizados, o almoxarifado por exemplo, precisa ter um controle de estoque e de movimentações para ter conhecimento do que entra e do que sai do estoque da empresa.

Essa organização deve ser feita também no setor financeiro, onde é preciso definir todas as movimentações financeiras para ter ideia de quanto saiu, entrou e possui em caixa.

Isso é feito através da padronização das contas chamada de plano de contas.

O Plano de contas é um conjunto de contas que possuem determinado tipo de movimentação  visando separar  os registros de modo logico e organizado.  

Essa separação e determinação de planos de contas varia de empresa para empresa, já que existem diversos modelos e atende necessidades específicas para análise dos dados.

É comum que a empresa comece com um modelo de plano de contas simples e elabore a complexidade do plano conforme o tempo passe e maturidade da empresa  aumente.

 

A forma mais simples de plano de conta possui quatro grupos (podendo dentro deles, existir sub grupos), são eles, Ativos, Passivos, Receitas e Despesas.

O Grupo de Ativos são contas de bens não tangíveis e fazem parte do patrimonio da empresa. São considerados nesse grupo, a sede da empresa, empréstimos, créditos e investimentos.

O grupo de Passivos são contas que debitam da empresa referente a obrigações futuras e pagamento de ativos. São passivos, os pagamentos para fornecedores e o pagamento de contas de ativos (quando um bem é comprado, o bem vira um ativo e o pagamento dele é passivo). Por exemplo, o valor do empréstimo é um ativo porem o pagamento dele é um passivo.

As Receitas são as entradas no caixa da empresa. O recebimento de uma venda ou prestação de serviço e qualquer outra entrada no caixa são definidas como receitas.

Já as Despesas são o inverso das Receitas. São contas referente a pagamentos de fornecedores, dos funcionários da empresa, de serviços realizados para a empresa e por fim da compra de equipamentos e contas para manter a empresa. Simplificando, uma conta de despesa é uma saída do caixa.

 

Dentro desses quatro grupos a ainda a definição de subgrupos dependendo da complexidade das operações da empresa.

Imagine que sua empresa queira detalhar quais são as contas de despesas criadas pela compra de matéria-prima, pagamento de funcionários, contas de manutenção da empresa (energia, internet, água, etc.) entre outras. Para isso é criado no grupo de Despesas subgrupos que vão englobar cada conta devidamente separada.

Despesas com matéria-prima;

Despesas com pagamento de funcionários;

Despesas com Manutenção;

Etc.

 

Claro que a implementação disso depende de como a empresa vai trabalhar, quanto mais complexo e detalhado é os planos de conta, mais tempo vai levar a obtenção e análise dos dados, sendo um trabalho nada prático.

 

Como é elaborado o plano de contas?

Listagem e definição dos Grupos

A elaboração do plano de contas numa empresa deve ser feita junto ao contato ou escritório contábil e é preciso que todas as contas a receber e a pagar, estejam listadas, assim como as Receitas, as Despesas, os Custos e os Investimentos.

Após lista tudo, defina segundo os grupos Ativos, Passivos, Receita e Despesas.

(A listagem pode ser feita de modo que  já fique tudo organizando nos grupos. Utilize o método que achar mais prático.)


Nomenclatura das Contas

Com a listagem das contas e definição dos grupos que elas enquadram é preciso definir o nome dessas contas.

O nome deve ser comum a todos os envolvidos. Sendo assim, a nomenclatura deve ser usada igualmente pela contabilidade, gestores e responsáveis.

Outro ponto importante é a definição das Despesas fixas no grupo Despesas. Nele você pode criar subgrupos para cada despesa que é "fixa", como água, lz, internet e telefonia.

Essa lógica pode ser seguida na criação das despesas fixas especificas da empresa, como aluguel e contratos.

Toda essa estruturação vai depender de quão detalhado será as informações de do uso que fará delas. O plano de contas além de ajudar no gerenciamento do fluxo de caixa também entrega as informações em uma DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício).


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.