É comum que as variadas categorias de mercado sofram flutuações, e em época em que o mercado está em baixa a qualidade das decisões a serem tomadas sofre caso o caixa da empresa não estiver preparado para isso.
Manter-se preparado para variadas situações garantem que a sua empresa esteja pronta para agarrar novas oportunidades.
Uma das formas de se preparar é criado reservas financeiras para alimentar seu caixa nos momentos necessários.
A criação de reservas podem ter 2 utilidades, emergências e oportunidades
Reserva de emergência deve ser prioritária, já que é guardado para garantir que sua empresa continue trabalhando caso ocorra algum problema realmente sério nas entradas financeiras do caixa.
O valor pode variar, mas deve ser suficiente para garantir as despesas do negócio por cerca de 6 - 12 meses.
O principal objetivo é trazer tranquilidade em momentos de crise, para que a tomada de decisões não sejam feitas as pressas. Isso garante tempo para analisar a situação com cuidado e encontrar a melhor alternativa para lidar com o problema.
A Reserva de Oportunidade é dinheiro que a empresa tem reservado para oportunidades que aparecem, como compra de ativos ou expansão do negócio.
Tanto a reserva de emergência quanto a de oportunidade devem ter seus recursos alocados em investimentos e aplicações que possam ser revertidos para dinheiro de forma prática e rápida, então quando maior liquides mais rápido tera o resgate do valor disponível.
Claro que liquidez é proporcional a rentabilidade. Quanto maior a liquidez do investimento, menor será a rentabilidade, e vice-versa.
É importante destacar que a reserva de emergência não é usada para aumento de capital, e deve ser priorizado investimento de segurança e liquidez alta.
Vale a pena criar reservas para sua empresa, mesmo que a passos lentos, e conforme o tempo passa, trará tranquilidade para seu negócio.