Benefício fiscal - O que é o crédito de ICMS e como funciona para o Simples Nacional

Por Rafael Castanho | 20/03/2023 | 3 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Benefício fiscal - O que é o crédito de ICMS e como funciona para o Simples Nacional

 

 

O crédito de ICMS é um benefício fiscal que permite às empresas que pagam o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços em suas compras de insumos, matérias-primas e mercadorias, utilizar esse valor como crédito para abater do valor devido em suas vendas e prestações de serviços. No caso do Simples Nacional, o crédito de ICMS é um mecanismo de compensação tributária que apresenta algumas particularidades.
 

O que é o Crédito de ICMS?

O crédito de ICMS é uma forma de reduzir o valor do imposto a ser pago pelas empresas que já pagaram o ICMS em suas compras de insumos, matérias-primas e mercadorias. É como se o imposto já tivesse sido pago na cadeia produtiva, e a empresa pudesse abater esse valor do imposto que ela própria deve pagar nas vendas e prestações de serviços.

O crédito de ICMS é gerado a partir do pagamento do imposto em compras realizadas pela empresa. A cada compra de insumos, matérias-primas ou mercadorias, a empresa paga o ICMS embutido no valor da nota fiscal. Esse valor pode ser utilizado como crédito na apuração e pagamento do ICMS devido pela empresa optante pelo Simples Nacional.
 

Quem pode ter crédito de ICMS?

Nem todas as empresas optantes pelo Simples Nacional têm direito a esse crédito de ICMS. A legislação define algumas exceções, como para as empresas que realizam operações com produtos sujeitos à substituição tributária, por exemplo. Além disso, o crédito de ICMS para o Simples Nacional é limitado a um percentual do faturamento da empresa, que varia de acordo com a atividade econômica exercida.

As empresas que realizam operações com produtos sujeitos à substituição tributária não têm direito ao crédito de ICMS no Simples Nacional. Além disso, empresas que comercializam produtos isentos, não tributados ou sujeitos à alíquota zero do ICMS não geram crédito de ICMS.
 

O crédito de ICMS é um benefício fiscal importante para as empresas que pagam o imposto em suas compras. No Simples Nacional, esse crédito apresenta algumas particularidades, como a limitação a um percentual do faturamento e algumas exceções. Por isso, é importante consultar um contador para verificar se a empresa tem direito ao crédito de ICMS no Simples Nacional.


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.