Como calcular o IPI?

Por Rafael Castanho | 02/08/2022 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Como calcular o IPI?

O IPI é um imposto sobre produtos que saem das indústrias e produtos importados.

 

Oficializado com base legal pelo artigo 153 da Constituição Federal de 1988, o Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI -   é um imposto federal único, cobrado sobre os produtos que passaram por algum processo de beneficiamento, fabricação ou transformação em uma indústria, produtos importados e produtos que vieram do exterior que a receita federal leiloa após apreensões.

Basicamente é incidente para indústrias com sua cobrança feita sobre qualquer empresa e estabelecimento que pode ser equiparado a indústria.

Ele pode variar conforme o tipo da mercadoria e sua alíquota vária conforme a necessidade do produto. Produtos como eletrodomésticos possui uma alíquota menor que a dos Cigarros, por exemplo. O governo pode alterar as alíquotas a fim de regular a economia, possuindo base legal para tal.

As alíquotas incidentes podem ser consultadas pela Tabela TIPI, a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados, variando entre 0% a 30%, sendo necessário preencher a sua alíquota sempre que o produto é taxado, mesmo com alíquota de 0%.

Por ser um imposto único ele não é cumulativo, ou seja, mesmo que o produto tenha passado por diversas indústrias até chegar ao consumidor final, ele não é cobrado duas ou mais vezes.

O que determina de quem será cobrado esse imposto é chamado de Fato Gerador.

São fatos geradores:

- A Saída do Produto da Indústria;

- O despacho da Importação pelo órgão aduaneiro;

- O arremate do produto em Leilão da Receita Federal.

 

Essa cobrança possui regulamentação acertada pelo Decreto n.º 7.212/2010.

 

Como é Calculado o IPI

Ok, agora que sabemos o que é o IPI, que sua alíquota varia e quando ele é cobrando, como é feito o seu cálculo?

O IPI possui seu cálculo feito com base na alíquota referente a classe do produto na TIPI. Em indústrias, o seu valor é calculado em relação ao valor da NF em que o produto é despachado, podendo incluir valores sobre o frete, juros e outras taxas (Despesas Acessórias).

Sendo assim a Base do Cálculo seria a somatória do valor do produto, frete, seguro e qualquer outra despesa acessória.

O valor do IPI é descoberto multiplicando essa base de cálculo pela alíquota dividida por 100.

As fórmulas são as seguintes:

BASE DE CÁLCULO = (Valor do produto + Frete + Despesas Acessórias)

VALOR DE IPI = Base de Cálculo * (Alíquota / 100)

 

Há ainda uma peculiaridade referentes ao IPI, ele não considera descontos sobre o valor do produto, sempre pegando o valor integral dele para realização do cálculo.
Por fim o IPI é somado ao valor total do produto na NF-e.

 

IPI e o ICMS

O valor do IPI pode fazer parte da base de cálculo para outro imposto, o ICMS, e sempre que o produto for vendido diretamente a consumidor final o valor deve ser considerado.
Em casos onde uma Indústria venda para outra, o ICMS é calculado sem considerar o valor do IPI.

 


Vale ressaltar que empresas optantes pelo Simples Nacional tem o IPI pago pelo documento de arrecadação única e sua alíquota de arrecadação vai variar conforme a receita bruta da empresa.

 


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.