Contabilidade, qual a utilidade de um profissional especializado?

Por Rafael Castanho | 08/10/2020 | 6 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Contabilidade, qual a utilidade de um profissional especializado?

Contador ou contabilista é o profissional especializado na administração de tributos de uma empresa e obrigações ao FISCO.


Um Contador é o profissional responsável por lidar com a área financeira, econômica de uma empresa ou pessoa física. É ele que orienta, controla e registra toda administração fiscal.

Seja por contratação direta ou via consultoria, a ajuda de um profissional de contabilidade é essencial para atender todas as obrigações fiscais que nosso pais exige. Mesmo que as empresas não sejam obrigadas a terem um contador, o auxílio desses profissionais facilita o intermédio da sua empresa com o Fisco.


O Contador ajuda a a controlar o fluxo de gastos da empresa, o pagamento dos tributos, viabilizar investimentos, reduzir os custos, aumentar o faturamento e outras funções estratégicas. Ele também orienta a empresa qual o regime tributário que a empresa se enquadra.


Por conta de toda complexidade tributaria brasileira, o auxilio de um contador gera diversas vantagens, facilidades e benefícios.

Planejamento

O contador é o profissional que compreende a fundo toda a questão de impostos da empresa e é ele que verifica cada um dos detalhes do enquadramento da empresa ou a mudança desse enquadramento, seja simples nacional, regime normal, etc.
Por conta disso ele é indicado para auxiliar no planejamento, graças aos dados gerados e gerenciados por esse profissional.

Controle Financeiro

O auxilio de um contador permite que a empresa tenha maior controle financeiro, garantindo que o empresario consiga focar no negocio em si, já que o contador vai dar o caminho e a solução fazendo toda a analise de impostos, capital de giro e despesas.

Atualização perante ao FISCO

A legislação tributária brasileira passa por diversas atualizações e mudanças ao longo do tempo, seja em regra ou prazos, o contador é o que mantem a empresa atualizada perante ao FISCO, aliado a um bom software de gestão contábil ele consegue fazer isso sem dificuldades.

Organização

Com a contabilidade sempre em ordem e em dia, manter todos os documentos em ordem e atualizados se torna menos cansativo e trabalhoso, dando a capacidade de ter tudo que precisa sempre a disposição e garantindo a eficiência.

Um profissional de contabilidade interno ou terceirizado traz benefícios e facilita a prestação de contas para empresas de grande ou pequeno porte. A Comunicação entre o contador e o empreendedor também é essencial e garante que a gestão do negócio sem maiores dificuldades fiscais e financeiras.

Riscos de uma Empresa Sem a Assistência de um Contador


Falha no Cumprimento das Obrigações Fiscais:
Sem um contador, a empresa pode não estar ciente de todas as suas obrigações fiscais, levando a atrasos ou erros no pagamento de impostos e contribuições, resultando em multas e sanções.

Má Gestão Financeira:
Um contador auxilia na gestão do fluxo de caixa, controle de despesas e planejamento financeiro. Sem essa orientação, a empresa pode enfrentar problemas de liquidez ou fazer investimentos inadequados.

Erros Contábeis:
A falta de expertise contábil pode levar a erros nos registros financeiros, o que pode afetar a saúde financeira da empresa e a tomada de decisões.

 Perda de Benefícios Fiscais:
Existem diversos incentivos e benefícios fiscais disponíveis que um contador conhece e pode ajudar a empresa a aproveitar. Sem esse conhecimento, a empresa pode perder oportunidades valiosas.

 Falha na Tomada de Decisões Estratégicas:
A contabilidade fornece insights sobre a saúde financeira da empresa e áreas de melhoria. Sem essa visão, a tomada de decisão pode ser baseada em informações incorretas ou incompletas.

Riscos Legais e Litígios:
Uma contabilidade inadequada pode expor a empresa a riscos legais, incluindo litígios por parte de investidores, credores ou outras partes interessadas.

Problemas na Captação de Investimentos:
Investidores e instituições financeiras buscam transparência e precisão nas demonstrações financeiras antes de investir em um negócio. A falta de registros contábeis claros e precisos pode afetar a capacidade da empresa de atrair investimentos.

Dificuldade em Mudanças de Regime Tributário:
Sem a orientação de um contador, a empresa pode não identificar oportunidades de migrar para regimes tributários mais vantajosos, como o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Falta de Planejamento Tributário:
Um contador pode orientar a empresa em estratégias de planejamento tributário, minimizando a carga fiscal dentro da legalidade. Sem essa orientação, a empresa pode acabar pagando mais impostos do que o necessário.

Problemas de Sucessão e Continuidade:
A falta de registros financeiros e contábeis claros pode complicar processos de sucessão ou venda da empresa.

Conclusão:

Num ambiente empresarial, cada decisão tem consequências financeiras, tributárias e estratégicas. O contador ou contabilista, como especialista em administração fiscal, torna-se uma figura indispensável, sendo a bússola que orienta as empresas através da complexa malha fiscal e econômica do Brasil.
Estando à frente de responsabilidades cruciais como controle financeiro, planejamento tributário, atualização perante ao FISCO e organização contábil, o contador garante que a empresa funcione não apenas em conformidade com as leis, mas também de forma otimizada e estratégica. Além disso, ele atua como conselheiro financeiro, apontando as melhores direções a seguir, analisando regimes tributários e ajudando a capitalizar ao máximo os recursos disponíveis.


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.