DRE - O que é e qual sua utilidade?

Por Rafael Castanho | 19/10/2022 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
DRE - O que é e qual sua utilidade?

O relatório de DRE é um modo de verificar a saúde financeiro de seu negócio, e se está gerando lucro ou tendo prejuízo

 

A DRE, sigla para Demonstração do Resultado do Exercício, mostra de forma resumida todas as operações e movimentações financeiras de um Negócio, dando em um único documento a situação de como se encontra a saúde financeira e se a empresa está dando lucro ou tomando prejuízo

 

O que é?

Esse documento é um relatório contábil onde exibe resumidamente como está o financeiro da empresa em um período determinado de acordo ao regime de competência.

Esse período pode ser mensal, bimestral, semestral ou anual, variando conforme a frequência em que o relatório será analisado e do período de análise.

A DRE anual é obrigatória por parte de algumas empresas, porem a sua utilização pode ser feita por qualquer empresa que queira medir o desempenho e os resultados.

Ela também segue um modelo estabelecido pela  LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976, onde este deve ser seguidos por todas as empresas que se utilizam do relatório.
 

Para que serve?

Além do uso contábil, o relatório de DRE é algo de grande relevância para os gestores, que de maneira bem simples de entender suas informações, consegue descobrir quais as ações que produziram melhores resultados e quais impactaram o caixa de forma negativa.

A DRE possui uma relação importante com a Receita Federal, já que o relatório é enviado e verificado pela Receita sobre o cálculo dos impostos foi feito de forma correta.

Ele também é utilizado na Declaração de Imposto de Renda dos Sócios da Empresa, onde a Receita vai analisar e comparar os valores de lucros declarados no IR com os valores informados na DRE.

Além dos pontos já mencionados, o relatório também pode ser solicitado como documento de avaliação pelos bancos caso que a empresa queira abrir uma linha de crédito na instituição financeira.
 

Qual o impacto da DRE numa empresa?

Por ser um documento que detalha a situação financeira dentro de um período determinado, ele impacta diretamente na análise e tomada de decisões.

Com a análise e comparação junto ao fluxo de caixa, é possível entender todo o ciclo financeiro do negócio e então encontrar quais são as principais despesas, quais os custos de cada operação, qual foi o período em que a empresa gerou mais lucro, além de outros resultados importantes que só são possíveis a partir da Demonstração do Resultado do Exercício.

Como dito anteriormente, toda empresa pode se beneficiar do uso da DRE, porem algumas empresas possuem a obrigação de elaborar o relatório, e outras, além de sua elaboração, precisa divulgá-lo.

Caso a empresa seja uma Sociedade Limitada (LTDA), ela deve elaborar o relatório e armazenar os demonstrativos em estado físico, ou seja, ele precisa estar impresso e encadernado, e caso a auditoria fiscal, ser entregue ao Fisco.

Já a Empresa tenha Capital Aberto deve realizar a elaboração e divulgação a Demonstração do Resultado do Exercício a cada 6 meses ou a cada período fiscal.

A divulgação é realizada por publicação feita no diário oficial da empresa, além de outros veículos de comunicação.

Isso é feio visando informar aos investidores (e ao mercado de ações) o desempenho da empresa.

 


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.