Em quais situações usar uma Carta de Correção, CC-e?

Por Rafael Castanho | 28/07/2022 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Em quais situações usar uma Carta de Correção, CC-e?

 

Mesmo com todos os cuidados durante a emissão de uma Nota fiscal Eletrônica, é possível que informações incorretas sejam inseridas em numa nota e ela ser emitida. Isso ocorre mesmo em processos de emissão automáticos, afinal erros podem ocorrer.

Em casos de dados incorretos informados em uma nota fiscal emitida, como alternativa para que a nota seja cancelada é realizado a emissão de uma Carta de Correção Eletrônica (conhecida pela sigla CC-e).

Como o próprio nome diz, a Carta de Correção é um recurso onde o emissor legalmente indica correções numa nota emitida, assim oficializando que alguma informação da nota origem está incorreta e precisa ser corrigida.

Ela funciona como um evento no registro de uma nota emitida (da mesma forma que o cancelamento, CT-e e  a Ciência da operação pelo destinatário, por exemplo), assim ao consultar a nota fiscal que possua carta de correção, no local onde os eventos dessa nota ficam exibidos é possível verificar que a nota possui uma carta e qual o protocolo dela.

Visto que a CC-e passa por validação da SEFAZ,  a carta é enviada em formato XML e para ser transmitida para ser validada é preciso utilizar certificado digital, como qualquer outro evento de uma nota.

A carta não possui um padrão pré definido de como as informações dela são dispostas, porem ela tem algumas limitações, como texto mínimo de 15 e máximo de 1000 caracteres, a não utilização de caracteres especiais e de que a informação dela seja colocada de forma clara.

É possível ainda realizar a emissão de até 20 CC-e numa mesma nota fiscal, porem uma nota carta substitui a antiga, ou seja, somente a carta mais recente é valida.

O prazo máximo para uma nota fiscal emitida ter uma carta de correção vinculada é de 30 dias a partir da data de autorização da Nota.

Em suma:

Para emitir uma CC-e é preciso de certificado digital;

Uma carta precisa tem limite máximo e mínimo entre 15 a 1000 caracteres;

Não é permitido o uso de caracteres especiais;

É permitido emitir a CC-e em até 30 dias após a emissão da nota fiscal;

Somente a CC-e mais recente é valida.

 

O que pode ser corrigido numa CC-e?

Uma carta de correção pode ser emitida caso preciso alterar e corrigir os seguintes dados:

CFOP, desde que o mesmo não altere a natureza dos impostos da nota;

Código fiscal, desde que não altere nenhum valor;

Informações do produto ou serviço, como a Descrição e Complemento, desde que não altere valores de impostos;

Informações sobre endereço e razão social do destinatário, desde que não seja uma alteração completa;

Campo de dados adicionais;

Informações sobre transportadora e transporte dos itens da nota, como o peso bruto e líquido, os volumes e espécie.

 

O que uma CC-e não corrige?

Qualquer informação que impacte diretamente nos valores de impostos e tributos não permitidos a correção via CC-e, como:

Qualquer informação sobre os dados cadastrais do emitente;

Valor do produto;

Quantidade do produto;

Alíquotas;

Situação Tributária ou CSOSN, e a Incidência ou não incidência de qual imposto ou tributo.

 


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.