Entendendo a Substituição Tributária

Por Rafael Castanho | 27/07/2021 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Entendendo a Substituição Tributária

A Substituição Tributária é essencial para todo o mercado e toda a cadeia comercial

 

A Substituição tributária tem ligação direta com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços, conhecido pela sigla ICMS.

O ICMS é o imposto recolhido para que certas mercadorias circularem legalmente no território nacional, e todos os envolvidos, tanto na venda quanto na compra, contribuem com esse imposto. Já na Substituição, apenas um envolvido será responsável.

Ou seja, só existe a necessidade de  um substituto tributário, o regime de Substituição Tributária inibe a participação de todos e concentra apenas em uma das partes.

Se uma empresa entra como esse substituto, ela deve cumprir algumas regras, para que o produto seja comercializado nas formas legais, e já que a área tributária muda constantemente, é preciso um acompanhamento para que não tenha problemas.

Uma das responsabilidades é a que as mercadorias da empresa tenham registro com número do DANFE, por exemplo, se você desenvolve um produto e vende para que outras empresas revendam, a empresa que desenvolveu o produto é agente de substituição e é necessário a DANFE.

Por outro lado, a empresa que vai revender esse produto em sua loja não precisa participar dessa responsabilidade.

A primeira vista, as empresas enxergam isso apenas como mais responsabilidades fiscais, mas a substituição tributaria gera agilidade para o Fisco, já que o envio de relatórios vai estar centralizado somente em uma empresa, portanto, há diminuição do serviço e facilidade na organização.

Apesar de haver somente um contribuinte, não há prejuízos, mesmo que somente ele esteja pagando o imposto de todas as partes. E mesmo que a empresa substituta tenha que fazer toda a arrecadação, no momento que ela vender seu produto a outro integrante do regime de substituição, o preço cobrado pode ser mais alto, equalizando a cobrança do imposto centralizado.

Mas afinal, como uma empresa pode se enquadrar no regime de substituição?

Quem  define isso é o Conselho Nacional de Política Fazendária, ou Confaz, e a partir desse órgão que uma empresa pode participar desse processo e diminuir o número de envolvidos no pagamento do ICMS.

O Cálculo para o pagamento dos impostos a partir da Substituição possui diferentes formas, e a principal sendo  a Margem do Valor Agregado (MVA), onde o valor do produto vendido pela empresa substituta é somado ao frete, outros impostos e ao seguro, e a partir da soma é feito um cálculo estipulado pelo estado do comércio e assim definindo a quantia que será paga.

O MVA é o método de cálculo mais comum, já que não exige maior aprofundamento nesse assunto.

 


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.