Nota Fiscal de entrada garante que suas operações sejam devidamente registradas
Nota Fiscal de entrada é o documento que prova a entrada de um determinado material ou mercadoria em uma empresa, não importando a natureza, sendo os mais comuns, compra, devolução de venda, retorno, etc.
Esse registro de entrada, no qual a NF de Entrada se refere, mantêm o controle de estoque e movimentação e organizando as informações fiscais, conseguindo acessar essa informação de forma prática.
Para emitir uma Nota Fiscal de entrada é necessário:
CFOP - Varia conforme a entrada, indicando se é uma operação dentro do estado (iniciados pelo código 1), fora do estado (iniciados pelo código 2) ou operação feita no exterior (iniciados pelo código3);
Natureza da Operação - Referente ao tipo de entrada que está sendo feita, como compra, devolução, retorno, importação, etc;
Dados do Produto - Código do produto, descrição, quantidade, valor, etc;
Os Dados do Fornecedor - Nome do fornecedor, endereço, CNPJ, inscrição estadual, etc;
Código de Situação Tributária - CST
Gerar essa NF de Entrada pode ser feita de duas formas
NF de entrada por emissão, utilizada em caso o cliente devolva uma compra, é feito a compra de produtos do exterior (produtos importados), retornos de industrialização ou simples remessa.
NF de entrada por importação, utilizada em casos que uma empresa emitiu o documento, então a emissão não é necessária, sendo somente a importação e armazenamento do arquivo xml para controle fiscal.
Após a emissão da Nota Fiscal de Entrada, é preciso fazer a "baixa do arquivo".
Esse processo mantêm organizadas as operações de interesse fiscal.
No caso de optantes pelo Simples Nacional, o lançamento é feito através do armazenamento do xml, e mantendo o controle cronológico e indicando o CFOPs das operações.