Quais são os modelos de nota fiscal?

Por Rafael Castanho | 26/10/2021 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Quais são os modelos de nota fiscal?

 

Nota fiscal é um documento que comprova a comercialização de um produto ou realização de serviços. A emissão dela feita para um cliente é o que comprova a realização da venda, por exemplo.

As informações da nota, como tributação, varia conforme o regime tributário da empresa e o destinatário da nota.

Existem alguns modelos de nota fiscal, utilizados para determinadas finalidades, são eles:
 

Nota fiscal Eletrônica (NF-e)

Esse modelo é emitido eletronicamente é o mais usada. Atrelada geralmente a comercialização de produtos.
É comum o uso dela para vendas com entrega, como é feito em lojas online, já que ela comprova o envio e a venda do produto.
Por ser um documento eletrônico, para emissão dele é preciso da assinatura digital do emitente, sendo necessário o uso de um certificado digital emitido por uma certificadora.
Além da assinatura digital é necessário que a empresa tenha a autorização da Secretaria da Fazendo do Estado.
Pode ser usada em operação dentro ou fora do estado de origem.
 

Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)

Como a NF-e, é usado para comprovar a comercialização de produtos. Esse modelo é mais comum no varejo e é referente ao consumidor final.
Por ser mais simples que a NF-e, ela é comumente usada em vendas de balcão como supermercados.
Usado somente em operações internas, no estado de origem.
 

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)

O modelo de NFS-e é o documento que formaliza e comprova a realização de um serviço.
É emitida eletronicamente pela prefeitura da cidade do realizador do serviço ou outro órgão conveniada a prefeitura.
A emissão pode ser feita diretamente no site da prefeitura, onde o prestador de serviço consegue acessar usando um login próprio. É possível também consultar e cancelar as notas de serviço já emitidas.
Para realização da emissão, é preciso de um cadastro junto a prefeitura do município, já que ela é a responsável pela NFS-e, ao contrário dos demais modelos, onde a SEFAZ estadual é a responsável.
 

Nota Fiscal Avulsa (NFA-e)

A NFA-e, como a NF-e, utiliza o modelo 55, sendo assim, é exclusivamente digital.
Sua emissão é opcional e gratuita, direcionada para empresas que não possuem obrigatoriedade de emissão de nota e não contribuintes de ICMS. Isso ira variar conforme o ramo de atividade da empresa.
Para que ocorra a emissão da nota fiscal avulsa, é necessário ser feito um requerimento online, sendo preciso um cadastro no sistema transmissor de SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos).

 

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

Especifico para transportadoras, o CT-e possui objetivo de comprovar o transporte de materiais para cidades diferentes da origem. Ela também é um modelo emitido e armazenado digitalmente.
Para sua emissão, é exigido o credenciamento na Secretaria da Fazendo, certificado digital e um software capaz de emitir esse modelo de documento fiscal.
A CT-e pode comportar diversas notas fiscais, facilitando o transporte e centralizando toda a carga em um único documento.
 

Mas... e a DANFE?

O Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) é a representação visual de uma nota fiscal e é um documento auxiliar, ou seja, não é o documento real.
Usado para facilitar a visualização dos elementos das notas fiscais, e é comum o uso e acompanhamento de cargas transportadas para entrega.

 


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.