Categorias de Atendimento ao cliente

Por Rafael Castanho | 13/07/2021 | 4 Minutos de leitura | Voltar
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Categorias de Atendimento ao cliente

 

Para entender a melhor forma de interagir com os clientes e demais publico, é necessário disponibilizar canais de atendimento, podendo ser desde o atendimento físico até o virtual


Listamos algumas categorias de atendimento para você encontrar a melhor forma de atender seus clientes


Ponto de venda - PDV
Atendimento feito diretamente no ponto de venda. Sendo um canal tradicional, é feito presencialmente na loja física através de um vendedor.

Telefone
Outro canal de atendimento tradicional, sendo que empresas de maior porte disponibilizam um número de call center para atender o público ou então um número para SAC. É um dos canais de atendimentos mais utilizados.

SMS
Usado principalmente pelas próprias companhias de telefonia móvel, o atendimento ao cliente usando mensagens de celular é normalmente usado para recuperação de segurança de diversos sistemas, como confirmação e recuperação de senhas e envio de promoções.
Se caracteriza por ser um método de baixo custo de implementação e do amplo uso de ‘smartphones’, já que a todo momento as pessoas estão olhando para os seus aparelhos.

E-mail
Comunicação via troca de correios eletrônicos é interessante por questão de registro, então os responsáveis por esse canal de atendimento devem ter cuidado com a abordagem e divergências, pois todas as mensagens ficaram salvas.
Além disso, o E-mail também é uma forma de melhorar as experiências com os clientes, já que possibilidade personalizar o atendimento para cada um dos clientes, como, por exemplo,  indicando ofertas exclusivas.

Domiciliar
O atendimento na "casa do cliente" normalmente ocorrem em prestações de serviço em comércios B2B (empresa para empresa).
É um modo de atendimento mais minucioso, usado em negociações complexas e que tomam muito tempo, onde normalmente ocorrem demonstrações práticas do produto ou serviço a ser adquirido pelo cliente.

Videochamada
Semelhante ao atendimento onde se visita o cliente, mas com um custo de operação muito menor.
É uma forma de humanizar o atendimento em meio as tecnologias digitais, sendo que ainda que seja por um canal digital, ambas as partes se interagem, se ouvindo e se vendo.
É uma boa forma de fortalecer o vínculo com o público.

Chat
Um canal rápido e versátil, o atendimento via chat é  uma ótima maneira de atender o público, principalmente para a geração mais antenada no uso de tecnologias digitais  e internet.
Atendimento via WhatsApp também é uma boa solução.
Pode ser feita tanto com atendentes reais ou com Chat-bots.

Redes Sociais
Amplamente difundida, as redes sociais como Instagram, Twitter e Facebook, passaram a ser muito mais além de uma forma de "vitrine" virtual para divulgação da marca, e passaram a ser também um ótimo canal de atendimento.
Essa categoria de atendimento possui o diferencial no tempo de resposta.

Autoatendimento
Pode ser feito através de uma FAQ ou inteligencia artificial (seja via telefone ou internet)
Sendo uma tendência no mercado, o autoatendimento normalmente faz um "passo a passo" onde o cliente segue o guia para resolver um problema.

Comunidades e fóruns online
Mesmo sendo algo comum desde o desenvolvimento da tecnologia de internet, os fóruns são canais relativamente novos para empresa para se relacionar com seus clientes.
É uma ótima forma para interagir com o público e pode ser usado para integrar outros métodos de atendimento, como o autoatendimento (utilização de FAQs é comum em fóruns).
Possui a mesma característica do atendimento via email, de manter o histórico de interação com cliente, deixando registrado as mensagens que foram trocadas, mas de uma forma pública, já que as postagens podem ser feitas de forma que todos os usuários do fórum a acessem.

 


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Rafael Castanho

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