Para identificar o preço ideal para seu produto, chegando ao cliente em um preço acessível e competitivo, é feito um processo chamado precificação.
A precificação consiste em medir o valor do produto usando todas as variáveis que afetam o produto final. Então deve considerar todos os custos de produção como material usado para fabricação e todas as pessoas que estejam diretamente envolvidas no processo. Ou seja, deve cobrir as despesas de custo de material e remuneração dos colaboradores.
Esse processo de Precificação, possui vantagens além do lucro, com ele é possível identificar os custos e ajustar o controle financeiro em cima disso.
Deve-se também considerar a marca e exclusividade, pois estás agregam no valor do preço de venda. Use como exemplo produtos das empresas The Coca-Cola Company e produto da Apple, em que o produto possui um valor maior que os concorrentes por questões de identidade da marca e exclusividade.
No final disso, deve ser colocado uma margem aonde vai adquirir o lucro desse produto, ela deve ser ajustada para ser atrativo para o cliente e que não afete a saúde financeira da empresa.
Como posso calcular o preço de venda do meu produto?
Utilizando o cálculo de Markup
A metodologia do markup é usada para cobrir todos os custos e gastos nos processos do produto até a venda.
O índice de markup pode ser feito através das fórmulas abaixo:
MARKUP = 1 / (1 - %DV + %DF + %ML)
%DV — percentual de despesas variáveis (custos que variam conforme a quantidade produzida, como é o caso de alguns impostos).
%DF — percentual das despesas fixas (salários de funcionários, pagamento de empréstimos, despesas de água e energia, etc.) Esse valor pode ser encontrado pela média dos últimos períodos / média de vendas no mesmo período, caso a empresa já esteja em atividade.
%ML — percentual de margem de lucro desejado
Considerando a concorrência
Verificar os preços da concorrência é uma boa maneira de ser competitivo. Porém, nunca coloque o valor abaixo da concorrência caso isso trouxer prejuízo para o faturamento.
Contribuição
Sendo uma maneira simplificada para visualizar a precificação, é representada pela fórmula:
Margem de contribuição = Valor de venda — Custos e despesas variáveis
Para evitar erros no processo de precificação, considere o rateio de custos fixos. Não levar isso em consideração poderá trazer uma análise não correspondente ao negócio.
Se a empresa possui um custo com mão de obra maior ou menor que os concorrentes, e não considera isso no momento da precificação, a possibilidade de que o preço final não cubra os custos principais de produção são grandes.