Como calcular o preço de venda

Por Rafael Castanho | 24/08/2021 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Como calcular o preço de venda

 

 

Para identificar o preço ideal para seu produto, chegando ao cliente em um preço acessível e competitivo, é feito um processo chamado precificação.

A precificação consiste em medir o valor do produto usando todas as variáveis que afetam o produto final. Então deve considerar todos os custos de produção como material usado para fabricação e todas as pessoas que estejam diretamente envolvidas no processo. Ou seja, deve cobrir as despesas de custo de material e remuneração dos colaboradores.

Esse processo de Precificação, possui vantagens além do lucro, com ele é possível identificar os custos e ajustar o controle financeiro em cima disso.

Deve-se também considerar a marca e exclusividade, pois estás agregam no valor do preço de venda. Use como exemplo produtos das empresas The Coca-Cola Company e produto da Apple, em que o produto possui um valor maior que os concorrentes por questões de identidade da marca e exclusividade.

No final disso, deve ser colocado uma margem aonde vai adquirir o lucro desse produto, ela deve ser ajustada para ser atrativo para o cliente e que não afete a saúde financeira da empresa.

 

Como posso calcular o preço de venda do meu produto?

 

Utilizando o cálculo de Markup

A metodologia do markup é usada para cobrir todos os custos e gastos nos processos do produto até a venda.

O índice de markup pode ser feito através das fórmulas abaixo:

MARKUP = 1 / (1 - %DV + %DF + %ML)

%DV — percentual de despesas variáveis (custos que variam conforme a quantidade produzida, como é o caso de alguns impostos).

%DF — percentual das despesas fixas (salários de funcionários, pagamento de empréstimos, despesas de água e energia, etc.) Esse valor pode ser encontrado pela média dos últimos períodos / média de vendas no mesmo período, caso a empresa já esteja em atividade.

%ML — percentual de margem de lucro desejado
 

Considerando a concorrência

Verificar os preços da concorrência é uma boa maneira de ser competitivo. Porém, nunca coloque o valor abaixo da concorrência caso isso trouxer prejuízo para o faturamento.
 

Contribuição

Sendo uma maneira simplificada para visualizar a precificação, é representada pela fórmula:

Margem de contribuição = Valor de venda — Custos e despesas variáveis

 

Para evitar erros no processo de precificação,  considere o rateio de custos fixos. Não levar isso em consideração poderá trazer uma análise não correspondente ao negócio.

Se a empresa possui um custo com mão de obra maior ou menor que os concorrentes, e não considera isso no momento da precificação, a possibilidade de que o preço final não cubra os custos principais de produção são grandes.


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.