Controle de Ponto - Entenda a Necessidade

Por Rafael Castanho | 03/11/2020 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Controle de Ponto - Entenda a Necessidade
O registro de ponto marca a jornada de trabalho dos funcionários, entrada e saída.
 

O Controle de ponto é um sistema responsável pelo registro da jornada de trabalho dos funcionários da empresa,  ele registra dados como horas trabalhadas, atrasos, faltas, etc, sendo
normalmente registrados, a entrada, pausa, volta da pausa, e saída
O controle de ponto possibilita o acompanhamento de toda a jornada de trabalho dos funcionários, garantindo que a empresa e o funcionário estejam cumprindo o acordo de contratação e a lei, já que todos os dados de frequência do trabalhador são registrados.
Isso poupa a empresa de receber processos trabalhista referente a horas trabalhadas, já que reduz os erros na folha de pagamento e pagamentos indevidos.

Obrigatoriedade

Na Consolidação das Leis do Trabalho, conhecida pela sigla CLT, existe o artigo 74, no qual foi estabelecido a obrigatoriedade do uso de controle de ponto para empresas com mais de 10 funcionários por meio de um registro de ponto, manual, mecânico ou eletrônico.
Esse controle de ponto não é obrigatório para cargos de confiança, trabalhadores em regime de home-office. Também não é obrigatório para estabelecimentos com menos de 10 funcionários.

Tipos de controle de ponto

Existem 3 tipos mais comuns de controle de ponto, sendo eles:

- Ponto Manual
O Controle de ponto manual é feito anotando os horários da jornada de trabalho (entrada, pausa, volta da pausa e saída) em um caderno ou catálogo de controle de ponto.
Mesmo sendo legal perante a lei, esse é o meio menos seguro para controle, sendo fácil a ocorrência de fraude e erro na marcação ou conferência das informações.

- Ponto Mecânico
Também conhecido como ponto cartográfico, o ponto mecânico funciona através de um cartão mensal exclusivo para cada funcionário. Esse cartão é inserido na máquina de ponto que carimba o horário de entrada, pausa, volta da pausa e saída.
Esse tipo de controle de ponto é mais pratico para o funcionário fazer a marcação, mas não possui praticidade de conferencia, alem de precisar agrupar as informações de todos os cartões em um outro local, podendo ocasionar em erros.

- Relógio de Ponto Eletrônico
O REP, Registrador Eletrônico de Ponto, pode ter 3 modos de registro: senha do funcionário, biometria ou cartão. Além disso, é necessário um complemento chamado de Sistema de Registro de Ponto, ou SREP.

 

Além desses 3 tipos, existem ainda controles de ponto alternativos, sendo que esses não são um relógio de ponto pregado na parede, e sim, um software que trabalha online sem a necessidade de um aparelho especifico.
O controle é feito via software, e a marcação pode ser feita pelo computador ou dispositivos mobile, como tablet ou o celular, sendo esse ultimo o mais pratico.
O controle via software reduz a chance de erro na marcação e garante agilidade na contagem no qual o próprio software já faz automaticamente.
 

 


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.