Curva ABC - o que é e como utilizar

Por Rafael Castanho | 22/10/2020 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Curva ABC - o que é e como utilizar

A curva ABC é um método de classificação de informações

 

Criado por Joseph Moses Juran, a Curva ABC, também chamada de regra 80/20 ou Análise de Pareto, é um método de categorização de estoque, determinando quais são os produtos de maior importância em uma empresa.
Joseph verificou que 80% dos problemas são geralmente causados por 20% dos fatores.

Segundo o livro Logística de Jóse Mexia Crespo de Carvalho, a curva abc classifica informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número.
Baseado no Princípio de Pareto, ela verifica a importância de cada material, checando quantidade utilizada e o valor, assim consegue obter qual a necessidade de certo item, seja mercadoria ou matéria-prima, variando de acordo com a demanda dos consumidores.
Avaliando os resultados obtidos pela curva ABC consegue-se verifica o giro dos itens no estoque, lucratividade e quanto cada um deles afeta o faturamento da empresa.
Ela pode ainda, servir para análise de clientes, classificando quais os clientes tem maior demanda.

 

Como categorizar os itens dentro da curva ABC?

Primeiro deve-se criar uma lista de itens e separa-los por grupos, após isso, agregar cada um deles dentro de 3 parâmetros

Classe A
Itens de maior importância, valor ou quantidade
Corresponde a 20% do total

Classe B
Itens com quantidade ou valores intermediários
Corresponde a 30% do total

Classe C
Itens de menor importância, valor ou quantidade
Corresponde a 50% do total


Como Jóse Mexia Crespo de Carvalho explica em seu livro:

Itens de Classe A podem ser encaixados como itens do estoque com uma demanda de 65% num certo período;

Itens de Classe B podem ser encaixados como itens do estoque com uma demanda de 25% num certo período;

Itens de Classe C podem ser encaixados como tens do estoque com uma demanda de 10% num certo período;

Sendo que esses parametros que foram citados não são fixos, e podem variar de empresa para empresa, sendo que esses devem ser estabelecidos pelo gestor.
A analise desses parametros proporciona um entendimento maior do controle de estoque, sendo que itens dentro da Classe A devem ter maior atenção.
A utilização desse metodo otimiza os gastos e aplicações dos recursos da empresa, financeiro ou material, evita o desperdicio de materiais alem de favorecer o aumento de lucratividade.

 

Para facilitar tanto a criação quanto a análise da Curva ABC é aconselhado o uso de um sistema de ERP e gerenciamento de estoque, no qual consegue obter amostragens de saída e entrada para melhor obtenção de resultados.


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.