Descomplicando a Gestão Financeira da sua empresa

Por Rafael Castanho | 15/09/2020 | 6 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Descomplicando a Gestão Financeira da sua empresa

Gestao financeira é fundamental para a organização e a má aplicação dela pode acarretar em diversos problemas e inviabilizar o negócio como um todo

 

Um conjunto de procedimentos administrativos que controlam e analisam todas as atividades financeiras de uma empresa, a gestão financeira permite uma administração correta dos recursos da empresa viabilizando uma redução nos gastos para que proporcione um crescimento e possibilite novos investimentos.

A gestão como capacita a empresa para enfrentar e contornar algum empecilho econômico e financeiro que ela possa ter, sendo assim, uma gestão organizada previne e prepara para superar essas dificuldades.

Ela varia conforme o perfil da empresa e o ramo de atuação.

Ajuda a controlar de maneira eficiente o fluxo de caixa da empresa, garantindo a gestão de pagamentos e cobranças e acompanhamento constante do capital de giro.

Controla o estoque, emissão e organização de documentos fiscais.

Garante Controle e analise periódico dos resultados.

Para que isso ocorra de maneira efetiva, alguns pontos deve ser verificados

- Elaborar um planejamento, definindo quais os objetivos, metas e quais as métricas aplicadas para medição.

- Implementação de um orçamento, ele permite uma visualização global do negocio e quais os setores ou atividades que merecem maior atenção.

- Utilizar ferramentas financeiras, facilitando a observação do  fluxo de caixa, permitindo saber o que sai e entra de capital.

- O uso de um software de gestão e automação para agilizar os processos é bem-vindo, já que otimiza os processos e ajuda os colaboradores a produzirem com maior agilidade e facilidade, reduzindo o uso de recursos financeiros e tempo pois automatiza diversas tarefas, além de gerar relatórios e organizar dos dados de forma prática.

- Analisar os dados é uma parte fundamental, com ela o gestor consegue enxergar como as estratégias adotadas estão se comportando e o quais funcionam ou não funcionam no modelo de negócios da empresa. Essa Analise ajuda e da um caminho mais exato na tomada de decisões já que identifica quais os pontos em que se deve mudar ou adotas medidas visando resultados melhores no futuro.
 

Quais os pontos o gestor deve se atentar?

Por ser um um assunto complexo, onde existem muitos processos e decisões a serem tomadas, vários pontos devem ser assinalados para minimizar erros.

  • - Conheça perfeitamente o fluxo das operações da empresa, para identificação de possíveis problemas e como lidar com eles.
     
  • - Mantenha uma rotina de analise de desempenho dos processos da empresa.
     
  • - Não negligencie a realização do fluxo de caixa, confira e avalie todas as entradas e saídas financeiras do caixa da sua empresa para ter conhecimento dos recursos disponíveis.
     
  • - Mantenha o controle do seu estoque, a falta desse processo pode acarretar em prejuízos. Basicamente um estoque não pode ter muitos itens parados e não pode ter a falta de itens, pois pode acarretar na perda de vendas.
     
  • - Fique de olho no capital de giro, ele é o responsável pela manutenção e continuidade de uma empresa, se uma empresa não tem um capital de giro suficiente ela não consegue se manter em atividades e compromete o funcionamento dela como um todo.
     
  • - Adote medidas para organização dos documentos fiscais e contábeis, automatizando e usando sistemas de gestão.
     
  • - Não misture as contas pessoais com as empresariais, isso ocorre normalmente quando o dono da empresa também é o responsável pelo controle da gestão financeira da empresa.
     
  • - Estabeleça um valor de Pró-labore (remuneração dos sócios que trabalham na empresa), para não comprometer o funcionamento da empresa, pois não estabelecer a separação das contas pode criar uma fissura no fluxo de caixa, prejudicando o capital de giro.
     
  • - Procure buscar auxílio de um contador ou de outro profissional da área para auxiliar na divisão de contas para não se atrapalhar nesse assunto.
     
  • - O uso de sistemas rudimentares (documentos em papel e planilhas em Excel) pode acarretar em problemas que podem ser resolvidos com a adoção de software específico para gestão.

 

Todos esses pontos geram um reflexo direto nos resultados da empresa.
Para obter bons resultados deve-se estabelecer rotinas e políticas administrativas e investir em inovação, acompanhando o que acontece no mercado.

 

A Gestão Financeira só é feita de forma considerada desejável, quando se analisa as informações geradas pela própria empresa no decorrer do tempo, sendo necessário investir, tempo e dinheiro.
Quando a gestão não é feita de maneira correta, pode acarretar em diversos problemas para empresa

A falta de controle e conhecimento acerca do valor de patrimônio e do capital de giro da empresa pode interromper os negócios.

A ausência de um fluxo de caixa, controle de estoque e dos valores de saída e entrada financeira pode corromper o planejamento financeiro, colocando a empresa como inadimplente ou devedora e ainda calcular erroneamente o preço de venda, gerando mais prejuízos.

Um ponto importante e recorrente, é a ausência de informações sobre o pró-labore deixando o fluxo do caixa com pontos perdidos.


Em muitos casos, as atividades empresariais começam pequenas e, por isso, não desenvolvem uma administração financeira organizada.
A melhor maneira de suprir essas necessidade é a contratação de um profissional que entenda dos processos financeiros, e caso a empresa ainda não possua a estrutura necessária para tal, pedir ajuda a uma consultoria e utilizar um sistema de gestão pode suprir a lacuna, auxiliando o desenvolvimento da empresa.

 

 


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.