Diferenciando matéria-prima, insumos e material para uso e consumo

Por Rafael Castanho | 08/12/2020 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Diferenciando matéria-prima, insumos e material para uso e consumo

matérias-primas, material de uso e consumo e insumos possuem tributações diferentes na emissão de notas

 

A diferenciação entre matéria-prima, insumos e materiais utilizados para consumo interno da empresa é fundamental para emissão correta de uma nota fiscal.
Matérias-primas permitem o crédito de impostos, diferente da materiais de consumo que não concedem o crédito.
Entender o destino do produto que esta saindo é fundamental para que os vendedores coloquem os devidos impostos corretamente na nota e que os compradores creditem esses impostos.

 

Matéria-prima

É o material é que necessário para a produção de determinado produto, ou seja, ele se torna parte do produto final.

O algodão utilizado para produção de tecidos utilizados nas confecções de roupa, o metal utilizado para fabricação de um parafuso e a madeira utilizada para fazer uma cadeira são exemplos de matéria-prima.

 

Insumo

Tudo que é utilizado no processo de produção é um insumo.

O Insumo pode ser um bem ou serviço utilizado para a produção ou realização de um outro bem ou serviço. A matéria-prima, o capital investido, o uso dos equipamentos e mão de obra (as horas trabalhadas) podem ser definidos como insumos.

Vale lembrar que toda material prima é um insumo mas não é todo insumo que é uma matéria-prima.

Seguindo os exemplos da matéria-prima, na fabricação de um parafuso, o torno mecânico, o profissional que utiliza o torno e o próprio metal utilizado podem ser considerados insumos.

 

Material para uso e consumo

Todo material necessário para as atividades operacionais, administrativas ou comerciais podem ser definidos como material de consumo, desde que ele não agregue fisicamente ao produto que está sendo produzido.

O papel utilizado para impressão de documentos, todo material de papelaria utilizado pela empresa (canetas, clipes de papel, etc.), o material necessário para manutenção do maquinário, produtos de limpeza e higiene, todos esses são considerados materiais de uso e consumo.

 

Exemplos de Matéria-prima

 

Os pneus utilizados em empilhadeiras são projetados para suportar cargas pesadas, suportar as mais diversas condições de superfície e proporcionar a máxima estabilidade ao equipamento. As matérias-primas mais comuns usadas na fabricação desses pneus são:

  • a) Borracha Natural: A base da maioria dos pneus é a borracha natural ou borracha de poliisopreno sintético, que oferece elasticidade, resistência à tração e aderência ao solo.
  • b) Cargas e Aditivos: Para otimizar as características da borracha, são adicionadas cargas, como sílica e negro de fumo, e aditivos que melhoram a resistência ao desgaste, resistência à abrasão, resistência a óleos e solventes, entre outras propriedades.
  • c) Carcaça Interna: A carcaça interna do pneu é feita de materiais têxteis, como poliéster, nylon ou aço, para garantir a resistência estrutural necessária para suportar a carga.
  • d) Cintas de Aço: Para os pneus mais robustos, são utilizadas cintas de aço, que reforçam a estrutura e tornam o pneu mais resistente a perfurações e danos.

  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.