matérias-primas, material de uso e consumo e insumos possuem tributações diferentes na emissão de notas
A diferenciação entre matéria-prima, insumos e materiais utilizados para consumo interno da empresa é fundamental para emissão correta de uma nota fiscal.
Matérias-primas permitem o crédito de impostos, diferente da materiais de consumo que não concedem o crédito.
Entender o destino do produto que esta saindo é fundamental para que os vendedores coloquem os devidos impostos corretamente na nota e que os compradores creditem esses impostos.
Matéria-prima
É o material é que necessário para a produção de determinado produto, ou seja, ele se torna parte do produto final.
O algodão utilizado para produção de tecidos utilizados nas confecções de roupa, o metal utilizado para fabricação de um parafuso e a madeira utilizada para fazer uma cadeira são exemplos de matéria-prima.
Insumo
Tudo que é utilizado no processo de produção é um insumo.
O Insumo pode ser um bem ou serviço utilizado para a produção ou realização de um outro bem ou serviço. A matéria-prima, o capital investido, o uso dos equipamentos e mão de obra (as horas trabalhadas) podem ser definidos como insumos.
Vale lembrar que toda material prima é um insumo mas não é todo insumo que é uma matéria-prima.
Seguindo os exemplos da matéria-prima, na fabricação de um parafuso, o torno mecânico, o profissional que utiliza o torno e o próprio metal utilizado podem ser considerados insumos.
Material para uso e consumo
Todo material necessário para as atividades operacionais, administrativas ou comerciais podem ser definidos como material de consumo, desde que ele não agregue fisicamente ao produto que está sendo produzido.
O papel utilizado para impressão de documentos, todo material de papelaria utilizado pela empresa (canetas, clipes de papel, etc.), o material necessário para manutenção do maquinário, produtos de limpeza e higiene, todos esses são considerados materiais de uso e consumo.
Exemplos de Matéria-prima
Lista de exemplos de matérias-primas para ferramentas de usinagem adicionais:
- a) Carboneto de Titânio: Uma variante do carboneto de tungstênio que inclui titânio em sua composição, oferecendo maior resistência ao calor e à deformação durante o processo de usinagem.
- b) Carboneto de Tântalo: Combinando tântalo com carboneto, essa matéria-prima é usada em ferramentas de usinagem que exigem alta resistência à corrosão e à oxidação em ambientes agressivos.
- c) Carboneto de Nióbio: Similar ao carboneto de tungstênio, porém com nióbio em sua estrutura, é adequado para aplicações que exigem resistência à abrasão e ao desgaste em altas temperaturas.
- d) Ligas de Cobalto: Além do cobalto utilizado como ligante no metal duro, ligas de cobalto específicas são empregadas para ferramentas de usinagem que demandam alta resistência ao desgaste e tenacidade em temperaturas elevadas.
- e) Cerâmicas Reforçadas: Materiais cerâmicos como o óxido de alumínio ou nitreto de silício, reforçados com partículas de carboneto de tungstênio ou titânio, são utilizados em ferramentas de usinagem para operações de alta velocidade e precisão.
Essas matérias-primas complementam as propriedades do metal duro, permitindo a fabricação de ferramentas de usinagem capazes de lidar com materiais extremamente duros, temperaturas elevadas e ambientes corrosivos, atendendo às exigências das indústrias de fabricação e usinagem.
Os pneus utilizados em empilhadeiras são projetados para suportar cargas pesadas, suportar as mais diversas condições de superfície e proporcionar a máxima estabilidade ao equipamento. As matérias-primas mais comuns usadas na fabricação desses pneus são:
- a) Borracha Natural: A base da maioria dos pneus é a borracha natural ou borracha de poliisopreno sintético, que oferece elasticidade, resistência à tração e aderência ao solo.
- b) Cargas e Aditivos: Para otimizar as características da borracha, são adicionadas cargas, como sílica e negro de fumo, e aditivos que melhoram a resistência ao desgaste, resistência à abrasão, resistência a óleos e solventes, entre outras propriedades.
- c) Carcaça Interna: A carcaça interna do pneu é feita de materiais têxteis, como poliéster, nylon ou aço, para garantir a resistência estrutural necessária para suportar a carga.
- d) Cintas de Aço: Para os pneus mais robustos, são utilizadas cintas de aço, que reforçam a estrutura e tornam o pneu mais resistente a perfurações e danos.