Entendendo a Importância do Pós-venda

Por Rafael Castanho | 10/06/2021 | 3 Minutos de leitura | Voltar
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Entendendo a Importância do Pós-venda

 

Oque é Pós-venda?

Todo atediamento prestado ao cliente após compra de um produto ou contratação de um serviço, é considerado pós-venda.

Esse processo possui o intuito de manter o relacionamento e gerar novas oportunidades de negócio de modo a garantir a retenção e fidelização do cliente.

Garante que o cliente tenha confiança na empresa, sendo benéfico para ambos os lados, já que vale mais penas reter esse cliente do que adquirir um novo.

Manter estrategias de pós-venda junto aos clientes abre possibilidade dele voltar a negociar com a empresa, adquirindo produtos ou serviços além de promover a marca.

Experiencias ruins, seja pré ou pós venda, levam o cliente desistir da empresa além de acarretar uma imagem ruim do seu negócio, pois esse cliente se sente insatisfeito.

 

Pós-venda ativo e receptivo

Existem 2 categorias de pós-venda, cada um deles com uma particularidade.

 

O pós-venda ativo, é quando a empresa proativamente entra em contato com o cliente após um tempo dele adquirir um produto ou serviço, verificando a satisfação do cliente em relação à experiência de compra, desde o início do atendimento.

Através dele é possível entender o que pode ser melhorado e ajudar o cliente a tirar proveito máximo da experiência com sua empresa.

Além disso, cria uma oportunidade de aproximação com o cliente, para que ele volte a comprar com você.

 

O segundo tipo é o Pós-venda receptivo, onde a empresa possui uma equipe de atendimento e suporte pronto para ajudar o cliente.

Isso pode ser feito através de diversos canais para facilitar o acesso ao cliente. Telefone, e-mail, web chat e até mesmo através de aplicativos como WhatsApp podem ser utilizados para esse proposito.

A utilização de uma página online de autoatendimento também é importante, já que o próprio cliente pode buscar a solução que ele precisa através de uma FAQ, (perguntas frequentes). Outra opção é a utilização de robôs, de modo a automatizar o processo, sem a necessidade de intervenção de um atendente real.

O cliente pode fazer solicitações, sugestões e  opinar, ajudando a empresa a melhorar o atendimento e processo de venda, garantindo a satisfação de quem compra com a empresa.

 


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