Entendendo a Importância do Pós-venda

Por Rafael Castanho | 10/06/2021 | 3 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Entendendo a Importância do Pós-venda

 

Oque é Pós-venda?

Todo atediamento prestado ao cliente após compra de um produto ou contratação de um serviço, é considerado pós-venda.

Esse processo possui o intuito de manter o relacionamento e gerar novas oportunidades de negócio de modo a garantir a retenção e fidelização do cliente.

Garante que o cliente tenha confiança na empresa, sendo benéfico para ambos os lados, já que vale mais penas reter esse cliente do que adquirir um novo.

Manter estrategias de pós-venda junto aos clientes abre possibilidade dele voltar a negociar com a empresa, adquirindo produtos ou serviços além de promover a marca.

Experiencias ruins, seja pré ou pós venda, levam o cliente desistir da empresa além de acarretar uma imagem ruim do seu negócio, pois esse cliente se sente insatisfeito.

 

Pós-venda ativo e receptivo

Existem 2 categorias de pós-venda, cada um deles com uma particularidade.

 

O pós-venda ativo, é quando a empresa proativamente entra em contato com o cliente após um tempo dele adquirir um produto ou serviço, verificando a satisfação do cliente em relação à experiência de compra, desde o início do atendimento.

Através dele é possível entender o que pode ser melhorado e ajudar o cliente a tirar proveito máximo da experiência com sua empresa.

Além disso, cria uma oportunidade de aproximação com o cliente, para que ele volte a comprar com você.

 

O segundo tipo é o Pós-venda receptivo, onde a empresa possui uma equipe de atendimento e suporte pronto para ajudar o cliente.

Isso pode ser feito através de diversos canais para facilitar o acesso ao cliente. Telefone, e-mail, web chat e até mesmo através de aplicativos como WhatsApp podem ser utilizados para esse proposito.

A utilização de uma página online de autoatendimento também é importante, já que o próprio cliente pode buscar a solução que ele precisa através de uma FAQ, (perguntas frequentes). Outra opção é a utilização de robôs, de modo a automatizar o processo, sem a necessidade de intervenção de um atendente real.

O cliente pode fazer solicitações, sugestões e  opinar, ajudando a empresa a melhorar o atendimento e processo de venda, garantindo a satisfação de quem compra com a empresa.

 


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.