Entendendo a Retenção dos Clientes

Por Rafael Castanho | 08/02/2022 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Entendendo a Retenção dos Clientes

Sendo um processo importante para sua empresa, a retenção de clientes ajuda no crescimento do seu negócio.


Com objetivo de manter o maior número de clientes possível, a retenção são ações que fazem parte das estratégias de atendimento ao cliente.

A capacidade de uma empresa de manter seus clientes atuais deve ser encarada como um ponto de interesse do atendimento ao cliente. As práticas para retenção dos clientes o fazem se sentir confortável e valorizado por sua empresa, assim construindo uma relação de confiança, afinal manter clientes já existentes, vale mais a pena do que conquistar novos.

Ter uma equipe preparada para atender o consumidor é o ideal, e o treinamento de um colaborador ou equipe responsável pelo atendimento ao público é essencial. Alinhe com os colaboradores para que as expectativas da empresa, e o mais importante, a expectativa dos clientes sejam alcançadas.

Faça que o cliente tenha uma boa experiência em fazer negócio com a empresa, uma boa comunicação e atendimento ágil ajuda a garantir que o consumidor se sinta confortável.

Tenha canais de comunicação e redes sociais ao alcance do público. Mantendo contato faz com que seu cliente se sinta importante e querido por sua empresa.

Caso algum problema surja, resolva o mais rápido possível. Agilidade no momento de resolver as dificuldades dos seus clientes também é importante.

A retenção de clientes é um conjunto de práticas que devem ser analisados e estudados, para que a estratégia escolhida seja a ideal para seu negócio.

Para que o empreendedor tenha uma boa visão sobre a retenção dos clientes, ele pode analisar a taxa de abandono (taxa de churn), que diz respeito aos casos de clientes que pararam de comprar ou usar algum produto, ou serviço de uma empresa.

Quanto maior a taxa, pior o indicativo de retenção é.

A taxa é calculada da seguinte forma:

Numero de clientes que cancelaram os serviços ou compra durante determinado período (Clientes.canc) dividido pelo número de clientes ativos no início desse mesmo período (Clientes.ativo), o resultado então é multiplicado por 100, e a taxa então é representada por %.
(Clientes.can / Clientes.ativo) * 100 = taxa%


Utilizando o exemplo onde no início do período de um ano, onde a empresa possuía 70 clientes de um determinado serviço, e no final 11 deles encerraram o serviço temos o seguinte cálculo:

(11/70) * 100 = (cerca de) 15,71%

Ou seja, a taxa de abandono é de 15,71%.

Usando ela como base, é possível entender a experiência do consumidor e então tomar decisões para melhora-la.

Além das formar já citadas nesse artigo, a empresa deve entender o porquê de seus clientes cancelarem e conseguir identificar clientes que possuem maior chance de cancelarem.

 


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.