Uma nota fiscal, é um documento em que comprova a existência de uma transação comercial, sendo essa transação uma venda de produtos ou prestação de serviços. Além do uso como um comprovante, esse documento também é utilizado para fiscalização tributação dessa transação.
Mesmo sendo um documento relativamente simples, ele é constituído de diversas informações e estruturado de uma forma onde pode ficar difícil para muitas pessoas entenderem.
Para facilitar, você pode seguir os passos seguintes para entender de forma geral onde cada informação fica localizada na sua DANFE.
É preciso entender que uma nota fiscal eletrônica pode ter dois tipos, nota fiscal de entrada, que registra e comprova que uma mercadoria ou serviço entrou na empresa, e a nota fiscal de saída, onde é emitida para um cliente que comprou um produto ou serviço oferecido pela empresa.
O Primeiro passo para entender uma danfe, é a identificação se a nota é de entrada ou saída.
Você irá encontrar ao lado da logotipo e informações da empresa emitente, a informação DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), abaixo dela existem dois números:
0 - ENTRADA
1- SAÍDA
A partir dessa informação é possível verificar o número destacado no campo ao lado, identificando qual o tipo da nota fiscal.
Com essa informação, você também encontra o número série da nota e o número de folhas do documento. Seguindo, você encontra as informações referentes ao documento, como chave de acesso e natureza da operação.
O próximo passo é verificar as informações do emitente e do destinatário
As informações do emitente tende a vir primeiro, colocando algumas informações junto a logomarca e as demais como CNPJ e inscrição estadual abaixo, próximo às informações de chave de acesso e natureza da operação. Em sequência são exibidas as informações do destinatário e data de emissão do documento.
As informações que você encontra sobre o destinatário e emitente são:
CNPJ ou CPF;
Endereço;
Nome;
Inscrição Estadual, caso houver;
Telefones;
Depois da identificação do tipo da nota e as informações de seus envolvidos, a nota também precisa informar os dados relativos à forma de pagamento caso houver.
Para isso a empresa emitente precisa informar se o pagamento será feito à vista ou a prazo, além de como deve ser efetuado o pagamento (pagamento via boleto bancário, pix, cartão de crédito, etc.). É importante que no caso de forma de pagamento a prazo, os valores e datas de vencimento das parcelas constem na nota fiscal.
A seguir a forma de pagamento, constam as informações sobre o cálculo dos impostos e valores totais da nota, as informações que podem ser checadas são as seguintes:
Base de cálculo de ICMS;
Valor de ICMS;
Base de cálculo de ICMS ST;
Valor de ICMS ST;
Valor total dos produtos;
Valor do frete;
Valor do seguro;
Descontos;
Outras despesas acessórias;
Valor do IPI;
Valor total da nota;
Seguindo o acompanhamento da nota são exibidas as informações referente ao transportador e sobre os volumes transportados.
Logo após os dados sobre o transporte, é possível verificar as informações obre os produtos e/ou serviços da NF.
Nos dados do produto/serviço, é exibido em sequência:
Código do produto;
Descrição do produto/serviço;
A Classificação fiscal (NCM);
Código de situação tributaria (CST);
CFOP;
Unidade de medida (UN);
Quantidade;
Valor unitário;
Valor total;
Base de cálculo de ICMS;
Valor de ICMS;
Alíquota de ICMS;
E Alíquota de IPI;
Atente-se ao CFOP, pois é o código que irá identificar a finalidade do produto/serviço.
O último passo para identificar as informações da danfe são os Dados Adicionais.
Esse campo é utilizado para informações variadas que não são apresentados nos outros campos já descritos. Os dados de identificação de vendedores ou informações bancarias para efetuação do pagamento são exemplos de como o campo pode ser usado.
Agora você já pode ler um danfe e entender onde cada um dos dados são dispostos e exibidos.