Uma simples remessa é utilizada para transportar bens e mercadorias sem finalidade da venda
Erroneamente considerada um mero ato burocrático, muitos empreendedores não entendem a necessidade e importância de uma Nota de Simples Remessa, afinal qual a necessidade de uma nota sem finalidade de venda?
Para que ela serve?
Uma nota fiscal de simples remessa é obrigatória para trasporte e movimentação de mercadorias que não possua intenção de venda, ou seja, ela é utilizada para envio de material entre filiais, envio de brindes ou doações e outras transações sem fim comercial.
Quando ela deve ser emitida?
Uma nota de simples remessa deve ser emitida sempre que for preciso movimentar o estoque, sendo de saída ou entrada, e essa movimentação não tenha sido de compra ou venda de um item.
Quais os tipos de remessa?
A tributação da nota, varia conforme a natureza da operação, como:
Remessa para conserto
Envio de matéria para reparo, com ou sem garantia.
Remessa para Demonstração
Envio de produtos para teste ou como amostra grátis.
Remessa para Bonificação
Envio de brindes e doações.
Remessa para Industrialização
Envio de matéria-prima, embalagens, insumos e bens intermediários a fim de industrialização de um ou mais produtos.
Remessa para Armazenagem
Quando o objetivo é a movimentação e/ou transferência entre filiais, galpões e pátios.
Remessa de Produtos em consignação
Quando é preciso enviar mercadorias para vendas consignadas.
Vale lembrar que em todos esses casos, é preciso Emitir tanto a NF de saída quanto a entrada caso o item retorne parcial ou total, por exemplo, se enviar uma máquina para concerto, deve emitir uma remessa de saída e então, quando essa maquina voltar da manutenção, emitir uma nota de entrada.
O que ocorre se eu não emitir uma nota de simples remessa?
Como qualquer outra nota fiscal, a NF de simples remessa é o comprovante de movimentação de um ou mais itens. Transitar com um material sem uma nota fiscal pode ocasionar em tributação sobre a mercadoria, gerar multas, processos e a suspensão da Inscrição Estadual, impactando diretamente o faturamento das notas fiscais de venda, já que a empresa não poderá emitir nota sem a IE.
As notas de simples remessa também estão diretamente relacionadas ao controle de estoque, já que é por maio delas que é possível registrar as movimentações de entrada e saída que não sejam relativas à compra ou venda de produtos.
Como visto, as Notas de Remessa não são apenas uma formalidade, esse documento isenta a tributação do trânsito de mercadorias e assegura o registro fiscal das entradas e saídas de estoque sem objetivo comercial para sua empresa.