As metas, de forma simplista, são os objetivos que deseja alcançar em determinado tempo.
Uma meta pode ser traçada de modo a definir qual o processo e resultado deve ser alcançado, por conta disso uma meta de ser clara, objetiva e tangível, para facilitar a execução das medidas e ajudar a alcançar o resultado esperado.
No entanto, a definição de uma ou mais metas pode ser algo difícil, pois não é nada em que possuímos 100% de controle, mas ainda sim, é possível criar processos para que ela ainda seja atingida e mitigar pontas soltas.
No caso de uma empresa, toda a equipe e os colaboradores devem estar alinhados com a meta e com os processos definidos para alcança-la.
Ter uma meta relevante é o ideal, algo que traga sentido para os envolvidos na realização dos processos, a fim de atingir a meta, já que isso tende a melhorar o desempenho dos colaboradores.
Ok, ja defini minha meta, e agora?
Após definir a meta e o que deve ser realizado para ela ser atingida, é hora de botar a mão na massa.
Crie pequenas metas dentro do período da meta principal. É mais fácil subir uma escada um degrau por vez ao invés de dar um grande salto até o final da escada.
Por exemplo, se você tem uma meta de aumentar os novos clientes em 10%, estipule para sua equipe de vendas que tente fechar vendas com, pelo menos, 1 novo cliente por semana.
A criação desses objetivos semanais possuem a finalidade de atingir a meta principal, como um guia para alcançar o objetivo desejados.
Lembrando que sempre deve envolver todos os colaboradores dos setores responsáveis, por exemplo, utilizando a meta de aumentar os novos clientes em 10%, todos os envolvidos no processo de venda devem estar alinhados com os processos para alcançar a meta estipulada.
Mantenha os resultados atualizados para que todos os setores tenham o acompanhamento, assim a equipe sabe se seus esforços estão dando resultado e o quanto caminhou em direção do resultado esperado.