No dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro, um dia após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, acontece a Black Friday, evento que inaugura a temporada de compras de natal e fim de ano.
Sendo uma das datas mais importantes para lojistas, a Black Friday é uma grande oportunidade de aumentar as vendas e fidelizar clientes, já que os consumidores buscam produtos por melhores preços.
Para se preparar para a Black Friday é preciso de planejamento, como qualquer campanha de vendas, é preciso que tudo esteja organizado.
Planeje e organize o seu estoque, logística e comunicação.
É importante que todos os envolvidos de algum modo no processo de uma venda esteja preparado para a data.
Como é comum ter um aumento no fluxo de saída de produtos, é essencial que mantenha contato com fornecedores e programar reposições e compras futuras, assim como ter um estoque maior.
Tendo em vista os processos internos e de estoque é possível partir para o planejamento das promoções e campanhas virtuais.
Verifique quais os produtos que deseja vender e coloque o seu estoque para girar.
Mostre aos clientes confiança e informe o real desconto e promoções dos seus produtos.
Melhore os prazos de entrega, custo do frete, facilidade nos pagamentos, uma forma de fidelizar seus clientes é mostrando que você não só tem os melhores preços, mas também uma qualidade superior no atendimento e na experiência de compra.
Prepare o espaço e crie formas de informar os consumidores. Crie campanhas de E-mail marketing, aplicativos de mensagem como o WhatsApp, artes para redes sociais (stories e feed) e mude o visual do seu site para a data.
Falando em site, sua loja virtual em site próprio ou marktplace podem ser uma ótima forma de garantir vendas nessa data. Dê uma atenção especial para o ecommerce, melhorando a experiência da compra online dos seus clientes, deixe o visual atrativo e dinâmico e prepara para o aumento de tráfego falando com a hospedagem do seu site.
A Black Friday é a oportunidade ideal para alavancar a venda de seus produtos e fidelizar seus clientes, mas gera desafios que devem ser enfrentados para atender as expectativas, o planejamento e preparo de todos na empresa é a base para que sua campanha de vendas seja um sucesso.