Personalização do ERP é Apenas para Setores Específicos?

Por Isabela Milani | 02/04/2024 | 6 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

No universo corporativo contemporâneo, a eficiência e a adaptabilidade dos sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) não são apenas desejáveis, são essenciais. Contrário à concepção de que a personalização do ERP é exclusiva para setores específicos, a realidade é que cada empresa, independente do ramo de atuação, possui suas singularidades que podem ser excepcionalmente atendidas por um ERP sob medida.

 

A Personalização Atende a Diversidade Empresarial

Cada organização carrega um conjunto único de processos, cultura e necessidades. Um sistema ERP customizável oferece a flexibilidade necessária para abraçar essa diversidade, garantindo uma gestão mais eficiente e alinhada aos objetivos específicos de cada empresa.

 

ERP Dinâmico para Demandas Únicas

A dinâmica do mercado atual exige que as empresas se adaptem rapidamente a mudanças. Um ERP dinâmico e adaptável permite que a organização evolua junto com as demandas do mercado, mantendo-se competitiva e relevante.

 

Benefícios da Personalização do ERP

Alinhamento com Processos Específicos

Um ERP personalizado é desenhado para se alinhar perfeitamente com os processos internos da empresa, otimizando fluxos de trabalho e aumentando a produtividade.

 

Flexibilidade e Escalabilidade

Empresas em crescimento ou em fase de transformação encontram no ERP customizável uma solução capaz de escalar conforme suas necessidades, sem comprometer a operacionalidade ou exigir constantes substituições de sistema.

 

Integração e Centralização de Dados

Um sistema sob medida facilita a integração com outras ferramentas utilizadas pela empresa, centralizando dados e oferecendo uma visão holística do negócio, fundamental para tomadas de decisão assertivas.

 

Exemplo de Personalização

Personalização da Interface do Usuário

A interface do usuário é um ponto crucial de qualquer sistema ERP, pois é por meio dela que seus colaboradores interagem com o software. Personalizar a interface para torná-la mais intuitiva e alinhada com as preferências e necessidades dos usuários pode aumentar significativamente a adoção do sistema e a produtividade.

Vamos considerar um exemplo prático: uma empresa de manufatura deseja simplificar o processo pelo qual os operadores de chão de fábrica registram dados no sistema.

Originalmente, o ERP apresenta uma interface complexa, com múltiplas opções e menus que não são relevantes para os operadores de chão de fábrica. A personalização pode envolver a criação de ícones ou botões para "Registrar Produção", "Visualizar Instruções" e "Reportar Incidentes", eliminando a necessidade de navegar por menus complexos. Além disso, essa interface pode ser configurada para exibir informações em tempo real relevantes para o usuário, como alertas de segurança ou atualizações de tarefas prioritárias.

 

Desenvolvimento de Funcionalidades Específicas

Se sua empresa possui necessidades muito específicas, que não são atendidas pelas funcionalidades padrão do ERP, você pode optar pelo desenvolvimento de módulos ou funcionalidades customizadas. Essa personalização pode abranger desde pequenas alterações em funcionalidades existentes até o desenvolvimento de novos módulos projetados exclusivamente para atender aos requisitos únicos da sua organização.

 

Relatórios e Dashboards Personalizados

Os dados gerados pelo ERP são ativos valiosos para qualquer negócio. Personalizar relatórios e dashboards para refletir as métricas e indicadores mais relevantes para sua empresa pode proporcionar insights poderosos e auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

 

Segurança e Controle de Acesso

Adaptar as configurações de segurança e controle de acesso é outro aspecto importante da personalização do ERP. Isso inclui definir quem pode acessar determinadas informações e funcionalidades, garantindo que os dados sensíveis sejam protegidos e que cada usuário tenha acesso apenas às ferramentas necessárias para seu trabalho.

 

Conclusão

A personalização do ERP transcende as barreiras setoriais, apresentando-se como uma solução estratégica para empresas que buscam excelência operacional e competitividade no mercado. Investir em um ERP adaptável, dinâmico e sob medida é investir na capacidade de inovação e na sustentabilidade do negócio a longo prazo.

 

Explore mais conteúdos no blog!


Perguntas mais comuns - Personalização do ERP é Apenas para Setores Específicos?


A personalização do ERP refere-se ao processo de ajustar e modificar um sistema de planejamento de recursos empresariais para atender às necessidades específicas, processos, e práticas de negócio de uma empresa. Isso pode incluir alterações na interface do usuário, desenvolvimento de funcionalidades específicas, integração com outras ferramentas, e muito mais.

As personalizações mais comuns em ERPs incluem a adaptação da interface do usuário para aumentar a usabilidade, o desenvolvimento de módulos específicos para atender a requisitos de negócios únicos, a integração com outros sistemas para centralizar informações, e a criação de relatórios e dashboards customizados para análise de dados.


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Isabela Milani

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.