Qual ERP é Melhor para Sua Empresa: Padrão ou Personalizável?

Por Isabela Milani | 27/03/2024 | 6 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Na era digital, empresas de todos os tamanhos buscam soluções tecnológicas para otimizar seus processos e aumentar a eficiência. Um Sistema de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) se tornou essencial para integrar e gerenciar as principais funções de negócios. Contudo, a escolha entre um ERP padrão e um ERP personalizável pode ser um divisor de águas para o sucesso organizacional. Nesse texto exploraremos as diferenças fundamentais entre esses dois tipos de sistemas,.

 

ERP Padrão

Um sistema ERP padrão oferece um conjunto de funcionalidades genéricas, projetado para atender às necessidades comuns de diversas organizações. Esses sistemas são frequentemente adotados por empresas que buscam uma solução rápida e relativamente menos dispendiosa, oferecendo processos e práticas de negócios estabelecidos.

 

Módulos em Sistemas ERP Padrão

Os sistemas ERP padrão são equipados com módulos projetados para atender às necessidades gerais de negócios. Esses módulos abrangem as principais áreas funcionais da maioria das organizações, tais como:

  • Financeiro
  • Estoque
  • Compras
  • Clientes
  • Entre outros

 

ERP Personalizável

Os sistemas ERP personalizáveis são desenvolvidos para se adaptar às especificidades de cada empresa. Eles oferecem flexibilidade e podem ser configurados para suportar processos de negócios exclusivos, proporcionando uma solução que cresce e evolui com a organização.

 

Módulos em Sistemas ERP Personalizáveis

Os ERPs personalizáveis oferecem módulos que podem ser adaptados ou desenvolvidos especificamente para atender às necessidades únicas de uma empresa. Além de incluir módulos padrão, esses sistemas oferecem flexibilidade para a inclusão de funcionalidades específicas, tais como:

  • Customizáveis para Setores Específicos
  • Módulos de Planejamento de Produção
  • Personalização da aparência, layout...
  • Possibilidade de inserir telas
  • Integrações
  • Entre outros

 

Comparando ERP Padrão e ERP Personalizável

A escolha entre um ERP padrão e um personalizável depende de vários fatores, incluindo o tamanho da empresa, a complexidade dos processos de negócios e a estratégia de longo prazo.  Abaixo exploraremos as diferenças:

Característica ERP Padrão ERP Personalizável
Flexibilidade Limitada, com funcionalidades e processos genéricos. Alta, com módulos e funcionalidades adaptáveis às necessidades específicas da empresa.
Implementação Rápida, devido à natureza genérica do sistema. Mais longa, adaptada às necessidades específicas da empresa.
Custo Inicial Menor, com uma estrutura de custo mais previsível. Maior, devido à personalização e desenvolvimento específico, mas oferece um retorno sobre o investimento alinhado com os objetivos empresariais específicos.
Evolução com a Empresa Pode ser limitada, necessitando de ajustes ou atualizações significativas. Facilitada, com a capacidade de se adaptar e evoluir conforme a empresa cresce ou muda.
Suporte a Processos de Negócios Geralmente eficaz para processos padrão de negócios. Excelente, com suporte personalizado para atender aos processos de negócios únicos da empresa.
Integração Padrão, pode requerer adaptações para integrações específicas. Alta capacidade de integração, projetada para se alinhar com outros sistemas e tecnologias da empresa.
Atualizações e Manutenção Simplificadas, mas podem não atender a necessidades específicas de mudança. Customizadas, permitindo atualizações que se alinham com a evolução dos objetivos e necessidades da empresa.
Retorno sobre o Investimento Dependente da adequação do ERP padrão às necessidades da empresa. Potencialmente maior, como resultado da adaptação precisa às necessidades e processos específicos da empresa.

 

Conclusão

A decisão entre um sistema ERP padrão e um personalizável é crítica e deve ser baseada em uma avaliação cuidadosa das necessidades e objetivos específicos da empresa. Enquanto um ERP padrão pode oferecer simplicidade e custo-benefício, um ERP personalizável oferece flexibilidade e alinhamento com os processos únicos da empresa, potencializando o crescimento e a adaptabilidade em um ambiente de negócios em constante evolução.

 

Explore mais conteúdos sobre customização no blog!


Perguntas mais comuns - Qual ERP é Melhor para Sua Empresa: Padrão ou Personalizável?


Um sistema ERP, ou Enterprise Resource Planning, é uma solução de software que auxilia organizações a gerenciar e integrar as operações fundamentais de seus negócios. Abrangendo áreas como finanças, estoque, produção e vendas, o ERP funciona como um sistema centralizado para dados e processos, facilitando a comunicação entre departamentos e a tomada de decisões baseada em informações precisas e atualizadas

O objetivo do ERP é simplificar e automatizar operações, proporcionando uma visão abrangente do desempenho empresarial para otimizar a eficiência e fomentar o crescimento sustentável.


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Isabela Milani

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.