Custo Fixo e Custo Variável - Entenda

Por Rafael Castanho | 25/11/2022 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Custo Fixo e Custo Variável - Entenda

 

Toda empresa precisa ter controle de suas finanças e saúde financeira para gerar lucro, sendo preciso entender o que é gasto para gerar esse lucro.

Esse gasto é chamado de custo.

De modo geral, o custo é o valor paga ao trabalho necessário para a produção de bens ou realização de serviços. Ele pode ser um custo fixo ou variável.
 

Custo Fixo

Todo gasto que possuam uma baixa ou nenhuma variância de valor em um grande período são considerados custo fixo.

Em custos fixos encaixam os salários dos funcionários, gastos com segurança, manutenção e limpeza, ou seja, são gastos mensais com valores pré-determinados que não mudam de valor durante um grande intervalo de tempo.

Tendo listado todo essas informações, é possível verificar quais os meses ou períodos em qual os custos tiveram aumento ou diminuição, por exemplo, é possível verificar quando houve reajuste do valor de aluguel.
 

Custo Variável

Gastos que em um pequeno intervalo de tempo possuem variação de valor conforme os níveis de atividade da empresa. Sendo assim, gastos com matéria-prima por terem o valor variável conforme demanda, mesmo que o valor unitário do seu fornecedor não mude, se encaixam como um custo variável. Outro exemplo são gastos com logística e comissão dos vendedores.
 

Como são calculados?

Liste todos os custos da empresa em uma planilha ou tabela, para ser fácil identificar quais os gastos frequentes (custos fixos) e os que variam conforme o período (custos variáveis).

Anote a data para ser possível criar um historio dos gastos, isso ajuda no entendimento de um período em análise, sendo possível verificar quais os custos aumentam ou diminuem ao decorrer do tempo.

É possível também calcular o custo variável total conforme o volume de vendas. Dentro do período que deseja analisar, some todos os custos variáveis e depois divida pelo volume de produção ou pelo volume de vendas nesse mesmo período.

Listar todos os custos fixos e variáveis ajuda no controle e organização do financeiro da empresa.

Identificando os custos fixos é possível medir a produtividade da empresa, comparando os ganhos da empresa com os gastos mínimos para produção dos produtos ou serviços.

Já com os custos variáveis é possível determinar quais as épocas do ano no qual trazem maior lucro para empresa, quais os melhores períodos para fazer promoções ou ajustes de preço para garantir a geração de lucro para a empresa.

Além disso, entender os custos da empresa permite que gestão do negócio seja mais exata e da segurança para tomadas de decisões.
 

Custo x Despesa

É importante notar a diferença entre custos e despesas.

O custo pode ser definido como todo e qualquer gasto relacionado à produção dos produtos ou serviços de uma empresa. Sendo diretamente ligado ao retorno financeiro sobre o que foi gasto.

Um exemplo de custo é o gasto com matéria-prima para produzir um produto final.

Já Despesa são gastos que não geram retorno financeiro, sendo relacionados a atividades comerciais e estrutura administrativa da empresa, como contas de telefone, internet e marketing.

 


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.