O controle dos recebimentos do caixa é um dos pontos-chave do gerenciamento financeiro de uma empresa
Planejamento e organização é essencial para gerenciar as contas a receber de um negócio. Esse gerenciamento é necessário para o bom funcionamento e saúde financeira da empresa.
Um dos primeiros passos para isso, é a organização das informações.
A organização separando os clientes, valores e vencimentos pode garantir uma projeção verificando o que foi pago ou esta pendente de pagamento, assim sendo possível analisar clientes inadimplentes e efetuar a cobrança.
Essa organização também é possível ter uma medição de cliente, permitindo analisar quais clientes pagam em dia e quais atrasam pagamentos.
O responsável pelos recebimentos deve ter definido uma rotina de análise dessas informações, verificando diariamente os lançamentos a receber que entraram no caixa no dia e quais os pagamentos que não foram efetuados no devido vencimento.
Para facilitar tudo isso é a utilização do Fluxo de Caixa, pois a partir dele é possível detalhar os tipos de recebimentos, clientes e projeção de recebimentos. O fluxo de caixa também é monitorar as movimentações de entrada e saída do caixa.
Cliente inadimplentes devem ser analisados em específico, para entender o porquê da inadimplência. Mesmo não sendo agradável para ambos os lados, é necessário cobrar clientes devedores, e para isso, uma análise da situação e do histórico dos pagamentos desse cliente para definir qual a melhor forma de negociação.
Criar mecanismos para evitar a inadimplência é uma alternativa para evitar esse tipo de situação. Politicas de crédito, bonificações e descontos são boas alternativas para evitar devedores, assim como oferecer aos clientes boas condições para pagamento ajustando juros e os prazos. Isso garante uma relação benéfica para ambos os lados.