Durante a emissão de uma nota fiscal é preenchido diversos campos, alguns desses campos são simples, porem outros podem confundir quem emite suas primeiras notas fiscais.
O campo de CFOP e o de Natureza da Operação estão relacionados, porem não são a mesma coisa.
Natureza da Operação
O campo de Natureza da Operação é destacado na parte superior da danfe de uma nota, logo abaixo do campo de informações e logo do emissor.
Nesse campo é descrito o que está sendo feito com os produtos da nota. Se está sendo realizado a venda deles, consequentemente a natureza da operação será Venda, se os produtos estão sendo devolvidos para o fornecedor, a natureza então é a de devolução de compra, por exemplo.
Logo o campo de Natureza da Operação é único da nota e descreve a operação que está sendo feita, seja ela uma venda, uma compra, uma transferência, uma remessa de garantia, etc.
CFOP
Já o CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) identifica se é os produtos estão entrando ou saindo, e se a circulação deles está sendo feita apenas no estado de origem ou estão transitando em diversos estados.
É um código de 4 números, sendo que o primeiro define se a operação é de entrada ou saída, os outros três números definem a finalidade e tipo do produto (se é um produto a ser consumido, se está sendo vendido, se é uma matéria-prima, etc.).
Esse código é apresentado nos dados dos produtos/serviços da nota fiscal, logo cada produto irá ter um CFOP, visto isso, é possível que, diferente da Natureza da Operação, uma nota possua mais de um CFOP.
Para ser possível uma nota ter mais de um CFOP, é preciso que eles sejam de natureza igual ou semelhante e não podem entrar em conflito (um item utilizar um CFOP de venda e outro de devolução, por exemplo).
Casos comuns de notas com mais de um CFOP são nfs utilizando codigos de venda, bonificação e/ou amostra gratis, etc. Claro que a natureza precisa ser semelhante, todos precisam ser de saida ou de entrada, nunca os dois ao mesmo tempo.
Para saber mais sobre CFOP acesse o link.
Como vimos a Natureza da Operação e o CFOP são coisas distintas, e não devem ser tratadas como iguais.