Natureza da Operação e CFOP - Qual a diferença?

Por Rafael Castanho | 07/07/2022 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Natureza da Operação e CFOP - Qual a diferença?

 

Durante a emissão de uma nota fiscal é preenchido diversos campos, alguns desses campos são simples, porem outros podem confundir quem emite suas primeiras notas fiscais.

O campo de CFOP e o de Natureza da Operação estão relacionados, porem não são a mesma coisa.

 

Natureza da Operação

O campo de Natureza da Operação é destacado na parte superior da danfe de uma nota, logo abaixo do campo de informações e logo do emissor.

Nesse campo é descrito o que está sendo feito com os produtos da nota. Se está sendo realizado a venda deles, consequentemente a natureza da operação será Venda, se os produtos estão sendo devolvidos para o fornecedor, a natureza então é a de devolução de compra, por exemplo.

Logo o campo de Natureza da Operação é único da nota e descreve a operação que está sendo feita, seja ela uma venda, uma compra, uma transferência, uma remessa de garantia, etc.

 

CFOP

Já o CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) identifica se é os produtos estão entrando ou saindo, e se  a circulação deles está sendo feita apenas no estado de origem ou estão transitando em diversos estados.

É um código de 4 números, sendo que o primeiro define se a operação é de entrada ou saída, os outros três números definem a finalidade e tipo do produto (se é um produto a ser consumido, se está sendo vendido, se é uma matéria-prima, etc.).

Esse código é apresentado nos dados dos produtos/serviços da nota fiscal, logo cada produto irá ter um CFOP, visto isso, é possível que, diferente da Natureza da Operação, uma nota possua mais de um CFOP.

Para ser possível uma nota ter mais de um CFOP, é preciso que eles sejam de natureza igual ou semelhante e não podem entrar em conflito (um item utilizar um CFOP de venda e outro de devolução, por exemplo).

Casos comuns de notas com mais de um CFOP são nfs utilizando codigos de venda, bonificação e/ou amostra gratis, etc. Claro que a natureza precisa ser semelhante, todos precisam ser de saida ou de entrada, nunca os dois ao mesmo tempo.

Para saber mais sobre CFOP acesse o link.

 

Como vimos a Natureza da Operação e o CFOP são coisas distintas, e não devem ser tratadas como iguais.


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.