As Vantagens de um CNPJ

Por Rafael Castanho | 19/07/2022 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
As Vantagens de um CNPJ

 

Para criar e formalizar um empreendimento é indispensável que se tenha CNPJ, mas afinal, o que seria o CNPJ e o que o empreendedor ganha com ele?

Conhecido pela sigla CNPJ, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é o código de registro para identificar e que regulariza um negócio.

Ele funciona do mesmo modo que o Cadastro de Pessoa Física (CPF), porem ao invés de ser voltado para uma pessoa, o CNPJ é utilizado para empresas. Desse modo esse cadastro comprova que uma empresa existe e pode assim, operar legalmente e cumprir suas obrigações fiscais junto a Receita Federal.

Se o CNPJ está regularizado e sua empresa está cumprindo todas suas obrigações junto ao fisco ela não terá problemas de fiscalização. Para ajudar nisso, encontrar um bom profissional ou um escritório contábil além da utilização de softwares especializados para o negócio da empresa é de grande auxílio e ajuda a cumprir todas as exigências para se manter na legalidade.


CNPJ e a emissão de Nota Fiscal

Toda empresa deseja gerar a confiança em seus clientes  e toda relação comercial da empresa precisa ter nota fiscal  e comprovantes financeiros, já que isso é requerido por lei.

Isso aumenta o profissionalismo do negócio e é fundamental para que a empresa cresça e prospere.

Para que uma empresa possa emitir Notas Fiscais é preciso que ela possua um CNPJ regularizado.

 

CNPJ e Fornecedores

Se sua empresa irá comprar algo de um fornecedor, como por exemplo matéria-prima, é necessário o CNPJ para ela conseguir formalizar a transação.

Pelo lado dos Fornecedores, o CNPJ também é importante. Se o seu negócio fornece qualquer tipo de material (insumos, matéria-prima, etc.) o fato de não ter um CNPJ pode acarretar perda e vendas, visto que muitas empresas só fazem negócios com fornecedores que seja Pessoa Jurídica, ou seja, tenha um CNPJ.

 

Conta PJ

A conta para Pessoa Jurídica é uma modalidade de conta bancária específica para empresas e é através dela que são feitas as movimentações financeiras da empresa.

Para abertura de uma conta para Pessoa Jurídica é necessário um CNPJ regular.

 

Abertura e regularização de um CNPJ

A expedição é feita pela Receita Federal, bem como sua regularização.

Inicialmente é preciso fornecedor os documentos pessoais e dos documentos de identificação da empresa.

Depois é preciso verifica se não existe nenhuma pendência em nome da empresa. O levantamento de débito é feito com a prefeitura, estado e com o Governo Federal. Esse processo pode demorar conforme o tempo que a empresa exerceu suas atividades sem regulamentação.

De modo a evitar problemas, reduzir a burocracia do processo e buscar orientação de como tudo deve ser feito de forma adequada, contratar um bom profissional da área de contábil é o ideal.

 

Enfim, o CNPJ além de devidamente registrar uma empresa, ele evita problemas com o fisco e ajuda o negócio crescer de maneira sustentável e aumenta a confiabilidade e reputação da empresa.


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.