A forma em que uma empresa aborda seu público é importante e deve ser efetuado de modo mais ágil e prático possível, para melhor atender os clientes.
Um bom atendimento é muito valorizado pelas pessoas, além de trazer benefícios para o próprio negocio, reduzindo os custos e fidelizando o cliente, assim aumentando o faturamento.
Ter diversos canais de atendimento e fazer eles se comunicarem entre si, é o ideal, semelhante como as companhias telefônicas fazem atualmente, ontem um atendimento virtual pode se transformar em um atendimento telefônico (via bot ou com um atendente humano) que pode decorrer a troca de emails.
A ideia é ter diversos canais para o público entrar em contato, e assim direcionar para melhor forma de atender ele, sendo ela, via telefone, email e até mesmo presencial.
Claro que cada um dos métodos e canais possuem recursos e tecnologias específicas, canal de SAC normalmente ocorre via telefone, emails necessitam de internet, etc.
O gerenciamento dos métodos de atendimento ajuda também a descobrir o perfil dos seus clientes, já que para descobrir qual a melhor forma de atender determinado perfil precisamos entender como esse perfil gosta de ser atendido, qual suas necessidades e problemas a serem resolvidos.
A Tecnologia aqui é a melhor amiga, então ferramentas para agilizar o atendimento de forma eficiente são fundamentais.
Vale lembrar que o cuidado no atendimento vem desde a captação do cliente, passando por vendas, cobrança e continuando pelo pós-venda, assim dando a atenção merecida a todo público.