Código de barras facilita e agiliza a identificação e venda da mercadoria
Como funciona?
O Código de barras é composto por uma numeração e a representação gráfica dessa numeração (13 dígitos), que por sua vez, é feita por barras. Essa representação gráfica e numérica segue o padrão GS1 (Associação Brasileira de Automação).
Todos os produtos têm um código de barras exclusivo e único, versões diferentes do mesmo produto possuem códigos distintos.
Essa codificação é lida através de um scanner (leitor óptico) próprio para leitura, no qual ele lê o conjunto de barras e traduz para o código numérico respectivo.
Como dito anteriormente, a GS1 é a organização responsável pelo controle e padronização desses códigos e numerações.
Essa numeração segue a regra estabelecida pelo GTIN (Número Global de Item Comercial). A partir disso, o Código (EAN-13) é gerado, e ele identifica todas as características do produto (tamanho, cor, peso, etc.).
Para efetuar a impressão do código para utilização e leitura do mesmo, e necessário um software de impressão de etiquetas ou então utilizar o CNP (Cadastro Nacional de Produtos) para gerar os códigos e efetuar a impressão, que pode ser feita em uma impressora comum.
Por que utilizar?
Utilização do código de barras agiliza o processo de venda, já que identifica o produto no sistema de cobrança e faturamento, ou seja, ele automatiza o processo de identificação do produto com o código de barras lido pelo scanner.
Ele garante maior controle de estoque, já que a contagem passa a ser mais rápida e prática.
A Identificação também garante o controle de estoques perecíveis, já que o código classifica os itens e produtos pelo prazo de validade.
Todos os insumos e matérias-primas são classificadas e registradas para facilitar a identificação antes e depois de enviar para produção.
Garante o rastreio de lotes, assim identifica qual o lote adequado para despacho ou utilização.
Automatiza o despacho de materiais e produtos, facilitando a distribuição, transporte e logística.
O código de barras permite que a empresa tenha maior controle nos processos de estoque, rastreio de produtos, monitoramento de vendas e compras, além de garantir a padronização de entrada e saída de todos os itens da sua empresa, insumos ou produtos.
E ai? Já pensou em utilizar ou utiliza o código de barras?