Código de Barras - Qual a utilidade e necessidade da utilização na sua empresa

Por Rafael Castanho | 20/10/2020 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Código de Barras - Qual a utilidade e necessidade da utilização na sua empresa

Código de barras facilita e agiliza a identificação e venda da mercadoria

 

Como funciona?

O Código de barras é composto por uma numeração e a representação gráfica dessa numeração (13 dígitos), que por sua vez, é feita por barras. Essa representação gráfica e numérica segue o padrão GS1 (Associação Brasileira de Automação).

Todos os produtos têm um código de barras exclusivo e único, versões diferentes do mesmo produto possuem códigos distintos.

Essa codificação é lida através de um scanner (leitor óptico) próprio para leitura, no qual ele lê o conjunto de barras e traduz para o código numérico respectivo.

Como dito anteriormente, a GS1 é a organização responsável pelo controle e padronização desses códigos e numerações.
Essa numeração segue a regra estabelecida pelo GTIN (Número Global de Item Comercial). A partir disso, o Código (EAN-13) é gerado, e ele identifica todas as características do produto (tamanho, cor, peso, etc.).

Para efetuar a impressão do código para utilização e leitura do mesmo, e necessário um software de impressão de etiquetas ou então utilizar o CNP (Cadastro Nacional de Produtos) para gerar os códigos e efetuar a impressão, que pode ser feita em uma impressora comum.

 

Por que utilizar?

Utilização do código de barras agiliza o processo de venda, já que identifica o produto no sistema de cobrança e faturamento, ou seja, ele automatiza o processo de identificação do produto com o código de barras lido pelo scanner.

Ele garante maior controle de estoque, já que a contagem passa a ser mais rápida e prática.

A Identificação também garante o controle de estoques perecíveis, já que o código classifica os itens e produtos pelo prazo de validade.

Todos os insumos e matérias-primas são classificadas e registradas para facilitar a identificação antes e depois de enviar para produção.

Garante o rastreio de lotes, assim identifica qual o lote adequado para despacho ou utilização.

Automatiza o despacho de materiais e produtos, facilitando a distribuição, transporte e logística.

 

O código de barras permite que a empresa tenha maior controle nos processos de estoque, rastreio de produtos, monitoramento de vendas e compras, além de garantir a padronização de entrada e saída de todos os itens da sua empresa, insumos ou produtos.

E ai? Já pensou em utilizar ou utiliza o código de barras?

 

 


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.