Como realizar uma pesquisa de mercado

Por Rafael Castanho | 23/07/2021 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Como realizar uma pesquisa de mercado

 

Uma pesquisa de mercado é feita, de maneira geral, a partir da coleta e organização de dados, sendo essas as etapas fundamentais para a realização de uma pesquisa, mas não as únicas.
Primeiramente, deve se definir qual o objetivo da pesquisa, partindo da pergunta que será tratada como o direcionamento de uma pergunta que queria responder.

 

Quanto um cliente pagaria por determinado produto?

Qual a frequência de compra de determinado grupo de clientes?

Qual a preferência de um determinado público por uma determinada categoria de produto?

 

Perguntas como essas dadas como exemplo é o ponto de partida para uma pesquisa de mercado.

Após definir qual o objetivo central da pesquisa a ser realizada, o próximo passo é encontrar o público-alvo. Potenciais clientes? Clientes recorrentes? A determinação do público em que a pesquisa vai ser aplicada deve ser específica, para que os dados coletados, que já vão ser limitados, sejam mais exatos.

É importante determinar qual o tamanho da amostra do público-alvo que será pesquisado para ter precisão dos resultados e diminuir as margens de erro. Lembrando que deve condizer com os recursos que estão disponíveis para realização da pesquisa.

Com a definição do motivo dessa pesquisa e qual o público-alvo dela, pode-se escolher qual o melhor método a ser aplicado na captação e análise dos dados.

Pesquisas quantitativas são as que fornecem estatísticas e dados concretos, e podem ser feitas através de questionários físicos e/ou digitais. Utilizando de perguntas padronizadas e de múltipla escolha.

Pesquisas qualitativas são um modo de coleta da dada subjetivos, não dependendo de números como requer a pesquisa quantitativa. Geralmente, são feitos a partir de conversas com os clientes, questionários sem respostas pré-determinadas, dando a liberdade do público-alvo expressar suas opiniões.

É possível também cruzar e combinar dados coletados a partir de outras fontes e pesquisas. O resultado de uma pesquisa mais abrangente como "Qual os tipos de persona que compram determinado produto" podem resultar em outras pesquisas, como "Qual a frequência que determinada persona compra esse produto?".

As etapas finais de uma pesquisa é a elaboração e aplicação do questionário ou roteiro de coleta dos dados.

Será feito através de um questionário físico? Virtual? Uma estande de amostra de apresentação em algum evento?

O Google Forms, muito usado em pesquisas de conclusão de curso de variadas faculdades, é uma opção disponível online, de uso simples e prático. Diversas ferramentas de formulários como a do Google estão disponíveis na internet.

Com tudo pronto, aplicar a pesquisa de forma prática significa enviar, distribuir ou realizar entrevistas da forma que foi estipulada.

Com a coleta dos dados feita, o passo final é organizar esses dados de forma coerente, na para que assim a pergunta central seja respondida.

Existem softwares que ajudam na organização de dados, isso facilita em pesquisa que possuem muitos dados e que a amostragem seja grande.

Com todos os dados organizados é possível analisa-los e verificar qual o resultado assim, respondendo a questão central da realização da pesquisa.


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.