Uma pesquisa de mercado é feita, de maneira geral, a partir da coleta e organização de dados, sendo essas as etapas fundamentais para a realização de uma pesquisa, mas não as únicas.
Primeiramente, deve se definir qual o objetivo da pesquisa, partindo da pergunta que será tratada como o direcionamento de uma pergunta que queria responder.
Quanto um cliente pagaria por determinado produto?
Qual a frequência de compra de determinado grupo de clientes?
Qual a preferência de um determinado público por uma determinada categoria de produto?
Perguntas como essas dadas como exemplo é o ponto de partida para uma pesquisa de mercado.
Após definir qual o objetivo central da pesquisa a ser realizada, o próximo passo é encontrar o público-alvo. Potenciais clientes? Clientes recorrentes? A determinação do público em que a pesquisa vai ser aplicada deve ser específica, para que os dados coletados, que já vão ser limitados, sejam mais exatos.
É importante determinar qual o tamanho da amostra do público-alvo que será pesquisado para ter precisão dos resultados e diminuir as margens de erro. Lembrando que deve condizer com os recursos que estão disponíveis para realização da pesquisa.
Com a definição do motivo dessa pesquisa e qual o público-alvo dela, pode-se escolher qual o melhor método a ser aplicado na captação e análise dos dados.
Pesquisas quantitativas são as que fornecem estatísticas e dados concretos, e podem ser feitas através de questionários físicos e/ou digitais. Utilizando de perguntas padronizadas e de múltipla escolha.
Pesquisas qualitativas são um modo de coleta da dada subjetivos, não dependendo de números como requer a pesquisa quantitativa. Geralmente, são feitos a partir de conversas com os clientes, questionários sem respostas pré-determinadas, dando a liberdade do público-alvo expressar suas opiniões.
É possível também cruzar e combinar dados coletados a partir de outras fontes e pesquisas. O resultado de uma pesquisa mais abrangente como "Qual os tipos de persona que compram determinado produto" podem resultar em outras pesquisas, como "Qual a frequência que determinada persona compra esse produto?".
As etapas finais de uma pesquisa é a elaboração e aplicação do questionário ou roteiro de coleta dos dados.
Será feito através de um questionário físico? Virtual? Uma estande de amostra de apresentação em algum evento?
O Google Forms, muito usado em pesquisas de conclusão de curso de variadas faculdades, é uma opção disponível online, de uso simples e prático. Diversas ferramentas de formulários como a do Google estão disponíveis na internet.
Com tudo pronto, aplicar a pesquisa de forma prática significa enviar, distribuir ou realizar entrevistas da forma que foi estipulada.
Com a coleta dos dados feita, o passo final é organizar esses dados de forma coerente, na para que assim a pergunta central seja respondida.
Existem softwares que ajudam na organização de dados, isso facilita em pesquisa que possuem muitos dados e que a amostragem seja grande.
Com todos os dados organizados é possível analisa-los e verificar qual o resultado assim, respondendo a questão central da realização da pesquisa.