Com a Black Friday, a gestão do seu estoque deve ser estudado e preparado, para conseguir suprir a demanda e para não ficar sem material no seu estoque após o período de vendas.
Veja algumas dicas de como gerenciar melhor seu estoque de forma descomplicada.
Padronizar os cadastros dos produtos
Mantenha uma padronização nos produtos cadastrados, cada item deve possuir um código distinto, de modo a não gerar confusão no momento da venda ou compra.
Se a empresa possui 2 produtos com o mesmo código, pode ocorrer problemas ao verificar os relatórios de venda, não sabendo qual o produto específico que saiu, isso nos leva a segunda dica, sendo:
Mantenha registro de todas as entradas e saídas de estoque
Registre todas as entradas e saídas do seu estoque, isso ajudará a identificar o fluxo de movimentação e descobrir o giro de estoque dos seus produtos.
A medição obtida na análise de tempo em que o produto entra e sai (giro de estoque) é possível identificar quais os produtos que são fáceis de vender e os que permanecem mais tempo e são difíceis.
A partir disso, podemos, verificar excessos e faltas de estoque.
Basicamente isso pode ser resolvido com o devido registro de produtos, entradas, saídas e auxiliado pela análise de giro de estoque dos produtos, mas produtos que possuam falta ou excesso de estoque podem indicar falta de registros de entrada e saída e podem requisitar uma verificação mais profunda.
Utilizar um sistema ERP
As informações de estoque precisam sempre estar atualizadas e disponíveis para outros setores como o de compras e o de vendas, a utilização de um sistema ERP capaz de integrar todos os setores é o ideal para disponibilizar os dados de estoque em tempo real.