Ecommerce - Logística e entrega

Por Rafael Castanho | 21/06/2022 | 4 Minutos de leitura | Voltar
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Ecommerce - Logística e entrega

 

Quem trabalha com ecommerce já deve ter percebido que deve ter uma atenção redobrada com a entrega das vendas efetuadas.

O processo de entrega ao cliente envolve muitos fatores, como transporte, armazenamento, distribuição, etc. e impactam diretamente na experiência de compra dos seus clientes.

Sendo assim a logística de venda possui influencia os processos de pré-venda e de pós-venda.

Otimizar a logística de entrega engloba diversos pontos, como:

Gerenciamento de estoque, tendo os dados de quantidade dos produtos vendidos é possível definir a embalagem de envio ideal para a demanda;

Maior opção de frete para o cliente,  dando disponibilidade de prazos e valores diferenciados;

Controle nos prazos e rastreabilidade de entrega, dando ao comprador as informações de quando foi despachado e qual a data que será entrega seus produtos.

 

Com um bom gerenciamento logístico de suas vendas a retenção de clientes é maior e garante que seus clientes se sintam satisfeitos em comprar de sua empresa.

Um ponto importante é no caso de trocas e devoluções, é preciso ter um processo bem estruturado e uma política de devoluções solida. Defina quais os critérios para essas trocas e devoluções, garanta que o cliente se sinta confortável e que todo o processo seja transparente e tenha maior qualidade para com o cliente.

Nas opções de envio podemos destacar os Correios e Transportadoras.

 

Os Correios são o modo mais comum de envio e entregas no Brasil, sendo que a maioria das lojas virtuais do país utilizam seus serviços. Eles enviam e entregam em todo o Brasil.

Dentre das modalidades de envio dos Correios, é possível optar por:

PAC (sigla para "Prático, Acessível e Confiável")
Possui preços mais acessíveis e atrativos porem prazos mais longos

SEDEX
Entrega rápida a todo território nacional, porem com custo mais elevado.

Os correios também possuem  integração com lojas virtuais, assim possibilitando o rastreio de envios e também realizam o processo inverso para trocas e devoluções (logística reversa).
Um ponto negativo dos correios seriam a limitação de peso nos envios e quantidade de volumes.

 

Já o serviço de Transportadoras da flexibilidade na quantidade de volumes enviado, sendo uma opção melhor para lojistas com grande fluxo de envios, pois não possuem exigências em relação ao peso do pacote enviado como ocorre nos correios.

É possível ter contratos individuais garantindo uma flexibilização maior ainda ao logista.

Porem é preciso lembrar que não são todas as transportadoras que entregam em todo o território brasileiro, possuem integrações com a sua loja virtual, serviços de logística reversa ou realizam o rastreio dos pacotes enviados.

Transportadoras geralmente possuem preços menos atrativos a lojistas que possuem uma menor quantidade de volumes enviados.


Não importando a escolha, os Correios ou Transportadora, deve o lojista procure uma plataforma de gerenciamento de envios que possa se comunicar tanto com o seu ecommerce quanto seu sistema ERP, assim otimizando o gerenciamento da empresa e garantindo ao cliente máxima qualidade em sua experiência de compra.

 


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