O que é Razão Social?

Por Rafael Castanho | 09/06/2022 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
O que é Razão Social?

 

Antes de registrar uma empresa e solicitar o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) é preciso que escolha a sua Razão Social.

Também conhecido como Nome Comercial, Firma Empresarial ou Denominação Comercial, a Razão social é o título por qual essa empresa será identificada nas Instituições governamentais, como a SEFAZ, e também em transações comerciais.

Diferente do Nome Fantasia (que funciona como um apelido para empresa) a Razão Social vai ser apresentado em toda documentação legal dessa empresa, como  notas fiscais, contas bancarias PJ, contratos, etc.

Ele é único, então não pode ser usado por mais de uma empresa, isso inclui franquias, cada uma tendo um razão social distinta.

No caso de MEI, EI e EIRELI (Microempreendedores Individuais, Empresários Individuais e Empresas Individuais de Sociedade Limitada) esse título é formado pelo nome do empreendedor e a sigla de natureza jurídica.

Em outras naturezas jurídicas como Ltda e S/A (Sociedade Limitada e Sociedade Anônima) é permitida a escolha do título, que normalmente ele é composto de Nome, Indicação da atividade econômica da empresa e a sigla indicando a natureza jurídica dela.

Como, por exemplo:

Coca-Cola Indústrias Ltda.

Coca-Cola, sendo o nome;

Indústrias, indicando a atividade econômica;

e Ltda., indicando natureza jurídica.

 

Também é comum a escolha do título com junção do nome fantasia, como no caso da Coca-Cola.

Lembrando ser preciso diferenciar Razão Social do Nome fantasia, visto que o primeiro é o nome de fato de uma empresa e o seguinte é "nome de fachada", apelido identificado pelo público, como no exemplo:

Razão Social: Telefônica Brasil S.A.

Nome Fantasia: VIVO

 

Registrando a Razão Social

Após a escolha do nome, é preciso verificar se esse nome já está em uso (cada título é único) e caso já houver outra empresa utilizando esse nome, é preciso utilizar outra opção válida.

Para você descobrir a sua escolha está disponível uma pesquisa em site como o Google, podem te ajudar. Pesquise pela Razão Social e/ou Nome Fantasia que deseja, caso tenham  resultados de empresas que usam o termo que procura, considere elaborar novamente a Razão Social.

Outra forma é pesquisar o nome no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual, o INPI, assim podendo verificar se a escolha está relacionada de alguma forma a marcas registradas.

Após a escolha registre a empresa no Cartório ou Junta Comercial, eles analisaram a viabilidade do registro e caso esteja tudo certo, eles formalizam a Razão Social e o registro da sua empresa.

 


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.