O que é Segmentação de mercado

Por Rafael Castanho | 15/12/2020 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
O que é Segmentação de mercado

Separar e entender os seus consumidores é essencial para atender as expectativas deles

 

Segmentação de mercado consiste na identificação de determinado público alvo dentro de um grupo heterogêneo, em outras palavras, a segmentação seria a seleção de um tipo de perfil comercial dentre de todos os perfis no mercado.
Essa identificação e especificação serve como base para que o seu negócio atinja corretamente seu publico alvo, desde estratégia de marketing até outras variáveis estratégicas como preço e quais os produtos ou serviços que terão mais atenção.

 

Esse processo leva em conta certos critérios, sendo eles:

 

Segmentação Geográfica

A segmentação geográfica verifica a localização do público-alvo, identificando o país, estado cidade, bairro, etc., isso ajuda a definir quais as regiões de maior interesse além de entender o comportamento de cada tipo de local.

 

Segmentação Demográfica

Ela separa o mercado com base nas características do público. Idade, sexo, ocupação, tamanho da família, renda, etc., essa segmentação leva em conta toda e qualquer tipo de característica para determinação de um público-alvo. Por exemplo, em uma loja de roupas, o público-alvo pode ser definido por moda infantojuvenil feminina, levando em conta sexo e idade para identificação do público-alvo.

 

Segmentação Psicográfica

Leva em conta o comportamento, estilo de vida e hábitos. Isso verifica a adesão de um novo produto ou serviço o público alvo esta propenso. Consumidores mais conservadores tendem a possuir maior resistência a inovações, por exemplo.

 

Segmentação Comportamental

Separa o publico conforme sua disposição para consumo e a sua motivação para tal. Quando ele consome, o que ele procura para consumir certo produto, qual a frequência na qual ele consome e qual a propensão dele consumir novamente.

 

Seja qual for o critério utilizado para segmentação de mercado, ela comporta 4 etapas:

-Escolha dos critérios

    Demográficos, geográficos, sociais ou econômicos;
    Personalidade e estilo de vida;
    Comportamento perante o produto;
    Segmentação multi critérios.

-Descrição das características de cada segmento

-Escolha do(s) Segmento(s)

-Definição da política de marketing de cada segmento selecionado.

 

Seja qual for o resultado, o seu público-alvo nunca será homogêneo, após esses processos de identificação de seu público-alvo e de seus consumidores, a metodologia de marketing aplicada será vital para que o processo de segmentação não se perca.


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.