Separar e entender os seus consumidores é essencial para atender as expectativas deles
Segmentação de mercado consiste na identificação de determinado público alvo dentro de um grupo heterogêneo, em outras palavras, a segmentação seria a seleção de um tipo de perfil comercial dentre de todos os perfis no mercado.
Essa identificação e especificação serve como base para que o seu negócio atinja corretamente seu publico alvo, desde estratégia de marketing até outras variáveis estratégicas como preço e quais os produtos ou serviços que terão mais atenção.
Esse processo leva em conta certos critérios, sendo eles:
Segmentação Geográfica
A segmentação geográfica verifica a localização do público-alvo, identificando o país, estado cidade, bairro, etc., isso ajuda a definir quais as regiões de maior interesse além de entender o comportamento de cada tipo de local.
Segmentação Demográfica
Ela separa o mercado com base nas características do público. Idade, sexo, ocupação, tamanho da família, renda, etc., essa segmentação leva em conta toda e qualquer tipo de característica para determinação de um público-alvo. Por exemplo, em uma loja de roupas, o público-alvo pode ser definido por moda infantojuvenil feminina, levando em conta sexo e idade para identificação do público-alvo.
Segmentação Psicográfica
Leva em conta o comportamento, estilo de vida e hábitos. Isso verifica a adesão de um novo produto ou serviço o público alvo esta propenso. Consumidores mais conservadores tendem a possuir maior resistência a inovações, por exemplo.
Segmentação Comportamental
Separa o publico conforme sua disposição para consumo e a sua motivação para tal. Quando ele consome, o que ele procura para consumir certo produto, qual a frequência na qual ele consome e qual a propensão dele consumir novamente.
Seja qual for o critério utilizado para segmentação de mercado, ela comporta 4 etapas:
-Escolha dos critérios
Demográficos, geográficos, sociais ou econômicos;
Personalidade e estilo de vida;
Comportamento perante o produto;
Segmentação multi critérios.
-Descrição das características de cada segmento
-Escolha do(s) Segmento(s)
-Definição da política de marketing de cada segmento selecionado.
Seja qual for o resultado, o seu público-alvo nunca será homogêneo, após esses processos de identificação de seu público-alvo e de seus consumidores, a metodologia de marketing aplicada será vital para que o processo de segmentação não se perca.