Uma métrica simples, útil e importante.
Sendo uma Métrica para indicar o valor médio de consumo de cada um dos clientes de uma empresa, o Ticket médio é uma das melhores formas de ter uma base para planejamentos futuros e definições de metas para empresas de qualquer tipo de segmento ou porte.
Calculado de forma simples, o ticket médio é a soma de todas as vendas dividido pela quantidade de vendas. Esse calculo pode ser aplicado para casos específicos, como vendedor, sendo assim, o ticket médio de um determinado vendedor, dentro de um mês, é o total de vendas feitas por ele dentro desse período estabelecido, dividido pela quantidade de vendas feitas por esse mesmo vendedor.
Da mesma forma o ticket médio de um cliente é a soma de todas as compras feitas por esse cliente em um determinado período.
Sendo uma métrica genérica, é fácil aplica-la a diversos tipos de análise, como, vendedor, clientes, períodos, regiões, etc.
A partir dos resultados é possível tomar ações direcionadas, analisando o diferencial de vendas entre seus vendedores.
Tendo o ticket médio de cada vendedor, é possível identificar qual o vendedor com maior diferença entre o ticket médio geral dos vendedores, assim o gestor pode verificar o que esse vendedor está fazendo diferente para que seu ticket médio seja menor que o ideal assim podendo aplicar atitudes para melhorar seu desempenho, ou então quanto o ticket médio é maior, assim podendo replicar as ações dele nos outros vendedores, de modo a aumentar as vendas.
Através dessa métrica também é possível identificar se suas vendas com frete estão valendo a pena, definindo o ticket médio dessas vendas e dividindo pelo valor do ticket médio do gasto no frete, é possível ver se essas vendas estão dando um retorno substancial.
Como visto, o ticket médio pode ser aplicado nas mais diversas áreas, para obter um dado geral ou especifico e usar ele como base para definição de atitudes e gerenciamento.