Ticket Médio, Como aplicar essa métrica?

Por Rafael Castanho | 28/09/2021 | 3 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Ticket Médio, Como aplicar essa métrica?

Uma métrica simples, útil e importante.

 

Sendo uma Métrica para indicar o valor médio de consumo de cada um dos clientes de uma empresa, o Ticket médio é uma das melhores formas de ter uma base para planejamentos futuros e definições de metas para empresas de qualquer tipo de segmento ou porte.

Calculado  de forma simples, o ticket médio é a soma de todas as vendas dividido pela quantidade de vendas. Esse calculo pode ser aplicado para casos específicos, como vendedor, sendo assim, o ticket médio de um determinado vendedor, dentro de um mês, é o total de vendas feitas por ele dentro desse período estabelecido, dividido pela quantidade de vendas feitas por esse mesmo vendedor.

Da mesma forma o ticket médio de um cliente é a soma de todas as compras feitas por esse cliente em um determinado período.

Sendo uma métrica genérica, é fácil aplica-la a diversos tipos de análise, como, vendedor, clientes, períodos, regiões, etc.

A partir dos resultados é possível tomar ações direcionadas, analisando o diferencial de vendas entre seus vendedores.

Tendo o ticket médio de cada vendedor, é possível identificar qual o vendedor com maior diferença entre o ticket médio geral dos vendedores, assim o gestor pode verificar o que esse vendedor está fazendo diferente para que seu ticket médio seja menor que o ideal assim podendo aplicar atitudes para melhorar seu desempenho, ou então quanto o ticket médio é maior, assim podendo replicar as ações dele nos outros vendedores, de modo a aumentar as vendas.

Através dessa métrica também é possível identificar se suas vendas com frete estão valendo a pena, definindo o ticket médio dessas vendas e dividindo pelo valor do ticket médio do gasto no frete, é possível ver se essas vendas estão dando um retorno substancial.

Como visto, o ticket médio pode ser aplicado nas mais diversas áreas, para obter um dado geral ou especifico e usar ele como base para definição de atitudes e gerenciamento.


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.