Sendo um documento emitido por conta de importação ou exportação de produtos ou serviços, o Invoice, também conhecido como Invoice Internacional e Comercial Invoice, é um termo que na tradução direta do inglês significa Fatura.
Essa Fatura, é um tipo de nota fiscal, onde é emitida em casos que há uma transação comercial entre empresas e/ou clientes estando em países diferentes.
O documento possui mesma importância fiscal e valor de uma nota fiscal gerada em operações comerciais dentro do território nacional, como uma NFe (Nota Fiscal Eletronica), NFCe (Nota Fiscal de Consumidor) ou NFSe (Nota Fiscal de Serviço).
Sendo assim ele regulariza as operações de importação e exportação de produtos e serviços.
Quando é preciso emitir um Invoice?
É preciso que um Invoice seja emitido sempre que há uma operação com valor superior a R$ 3 mil dólares (ou quantia equivalente em outra moeda), se tornando obrigatória para que a transação comercial seja registrada e regularizada.
Já em casos que o valor seja menor que R$ 3 mil, ela não se torna obrigatória, entretanto é aconselhada sua emissão, visto que o Invoice é um método de indicar a natureza da operação e pode ser usado como um comprovante
Como funciona?
Assim como outras notas fiscais, o Invoice é emitido por quem vende um produto ou presta o serviço, sendo usado para faturar a compra.
É um documento que deve ser gerado em 3 vias, sendo devidamente assinadas e carimbadas pelo emissor do documento.
Por se tratar de uma transação Internacional, ela fica isenta de ISS e do ICMS, e outros impostos municipais ou estaduais.
Por outro lado, esse documento não é livre de outros impostos, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), tributado com alíquota de 0,38% sobre o total do documento.
Vale lembrar que conforme a natureza da operação sendo realizada, pode haver a cobrança de Imposto de Renda.
Quais informações são necessárias?
Sendo assim, é uma espécie de fatura de cobrança e possui as seguintes informações:
Nome e endereço completo do emissor;
Nome e endereço completo do destinatário;
Descrição completa da mercadoria ou serviço;
Preço unitário, a moeda e o valor total;
Tipo do transporte no qual os itens da nota serão enviados;
Local de embarque e de desembarque dos itens do documento;
Quantidade de volumes, peso bruto e líquido dos itens;
Forma e método de pagamento;
Condições e termos de vendas (conhecido como Incoterms ou termos internacionais de comércio);
Assim como uma NFe, esse documento também precisa possuir:
Data de Emissão;
Número do documento;
Assinatura do emissor;
Como é preenchido?
O Invoice é um documento não padronizado, sendo assim ele pode ser feito por um modelo pronto, ou então utilizar um modelo próprio.
Geralmente é feito em linguá inglesa, porem também é comum em que seja preenchido com o idioma do destinatário, facilitando a compreensão.