Como o nome sugere, o software de prateleira é criado em maior escala e destinado a mais pessoas. Tratam de questões que podem ser enfrentadas por muitas pessoas. Devido à sua natureza de produção em massa, pode não ser adaptado especificamente às suas necessidades. Para quase todas as necessidades técnicas, económicas, comerciais e de redes de trabalho em rede são imagináveis, e são fornecidos programas de software empacotados.
Algumas das principais características do desenvolvimento de software comercial são:
Simples de utilizar
O software pré-fabricado atende a um vasto público com requisitos essencialmente idênticos. Por exemplo, empresas de vários tamanhos e tipos podem utilizar o Microsoft Word, um programa de palavras amplamente utilizado com capacidades, funcionalidade, e possibilidades de personalização. Uma vez que são feitos para muitas pessoas, são construídos com a facilidade de utilização em mente. Tendem também a ser mais populares, pelo que muitos outros podem ajudá-lo com tal software, caso tenha dúvidas.
Interface fácil para descarregar ou comprar
Software de prateleira está por vezes disponível a partir de páginas web da empresa ou oferecido como um serviço de nuvem, mas também pode ser empacotado e comprado numa loja. Muitos deles podem ser acedidos sentados em casa.
Amplamente disponível
Há pacotes de software disponíveis fora da prateleira para cada plataforma que a sua empresa utiliza. Serão geralmente compatíveis com a maioria dos sistemas operativos, tais como sistemas Windows, macOS, e Linux. Ao criar software personalizado, deve ter cuidado e ter em conta o sistema operativo que utiliza.
Personalizabilidade
Programas de software comercial bem conhecidos, como as aplicações Microsoft Office, proporcionam algum nível de personalização para melhorar a eficiência do programa para a sua empresa. Pode personalizar uma solução existente, se não quiser construir software personalizado. Isto é aplicável se existir COTS que se ajuste a alguns dos critérios que deseja.
O desenvolvimento de software comercial tem muitas vantagens, se um sistema existente se adequar às suas necessidades. Mas nenhum destes se aplica se os requisitos não forem satisfeitos por eles. Apesar da vasta gama de software comercial disponível, certas empresas precisam de características especializadas que o desenvolvimento de software comercial não pode oferecer. Se assim for, poderão utilizar a construção de software personalizado.
O software de prateleira também tem alguns problemas. Por exemplo, são muito mais difíceis de integrar no seu sistema. Podem também causar problemas se quiser aumentar ou diminuir a escala mais tarde. Uma vez que são construídos para um tamanho específico, poderá necessitar apenas de algumas das suas capacidades. Mesmo que não precise do software, pode ser uma boa utilização do seu orçamento.
Ao analisar a diferença entre softwares personalizados e prontos a usar, fica evidente que cada opção tem suas vantagens e desafios. Enquanto o software pronto a usar oferece facilidade de utilização, acessibilidade imediata e compatibilidade ampla, pode não se adaptar perfeitamente às necessidades específicas de todos os usuários ou empresas, e algumas de suas funcionalidades podem ser excessivas ou insuficientes. Por outro lado, o software personalizado, embora possa exigir um investimento maior de tempo e recursos, é moldado precisamente às demandas do usuário, garantindo uma solução mais ajustada e adaptada. Portanto, a escolha entre estas duas opções deve ser baseada na análise das necessidades específicas, na disponibilidade de orçamento e nos objetivos a longo prazo do usuário ou organização.