É fato que vendas online via comércio eletrônico cresce constantemente nos últimos anos, e com isso a necessidade de frete para entrega das vendas efetuadas nos ambientes virtuais começam a ter maior foco.
Preço e agilidade para entregar o produto se tornaram os maiores diferenciais no momento de capturar a atenção dos clientes.
As opções de entrega e calculo de frete são um dos últimos passos que um cliente dá, no processo de compra online, e são fatores decisivos para que o cliente conclua a venda. Por conta disso, clientes tendem a evitar fretes caros e/ou muito demorados, impactando diretamente na experiência de compra.
Mas afinal, o que é o frete?
O Frete é simplesmente o transporte de carga. No e-commerce, ele é constituído do custo gerado para empresa desde o momento da saída do produto do estoque até a entrega no endereço do consumidor.
Como ele é calculado?
O cálculo do frete não é nada complicado, porem é preciso entender alguns detalhes e considerar os seguintes dados:
CEP de origem e de destino;
Peso da embalagem;
As dimensões da embalagem, considerando altura, largura e o comprimento;
O tipo da entrega (via PAC, SEDEX, expresso, transportadora, etc.);
e por fim, o prazo.
Lembre-se, quanto mais rápido a entrega do frete, mais caro ele tende a ser.
Cubagem
Outro ponto importante para cálculo de frete é a Cubagem, também chamada de peso cúbico. Ela é a relação entre o peso real da embalagem e seu volume ocupado, ela é calculada pela seguinte fórmula:
(Comprimento x Largura x Altura) / fator de cubagem
*Comprimento, vezes largura, vezes a altura, o resultado então é dividido pelo fator de cubagem
O fator de cubagem possui valor definido conforme a transportadora escolhida. O fator de cubagem dos Correios, por exemplo, é de 6000.
Após a realização do cálculo, é comparado o peso real e o resultado, e então é considerado o maior valor para cálculo do frete.
Sendo assim, a utilização da embalagem adequada é necessário, pois a utilização de uma embalagem maior do que o necessário, tende a deixar o frete do produto mais caro.
Entender como é feito o cálculo é essencial, e assegura que o frete não se torne um problema para a saúde financeira do seu e-commerce.