Frete para e-commerce e sua importância

Por Rafael Castanho | 15/09/2022 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Frete para e-commerce e sua importância

 

É fato que vendas online via comércio eletrônico cresce constantemente nos últimos anos, e com isso a necessidade de frete para entrega das vendas efetuadas nos ambientes virtuais começam a ter maior foco.

Preço e agilidade para entregar o produto se tornaram os maiores diferenciais no momento de capturar a atenção dos clientes.

As opções de entrega e calculo de frete são um dos últimos passos que um cliente dá, no processo de compra online, e são fatores decisivos para que o cliente conclua a venda. Por conta disso, clientes tendem a evitar fretes caros e/ou muito demorados, impactando diretamente na experiência de compra.

 

Mas afinal, o que é o frete?

O Frete é simplesmente o transporte de carga. No e-commerce, ele é constituído do custo gerado para empresa desde o momento da saída do produto do estoque até a entrega no endereço do consumidor.

 

Como ele é calculado?

O cálculo do frete não é nada complicado, porem é preciso entender alguns detalhes e considerar os seguintes dados:

CEP de origem e de destino;

Peso da embalagem;

As  dimensões da embalagem, considerando altura, largura e o comprimento;

O tipo da entrega (via PAC, SEDEX, expresso, transportadora, etc.);

e por fim, o prazo.

 

Lembre-se, quanto mais rápido a entrega do frete, mais caro ele tende a ser.

 

Cubagem

Outro ponto importante para cálculo de frete é a Cubagem, também chamada de peso cúbico.  Ela é a relação entre o peso real da embalagem e seu volume ocupado, ela é calculada pela seguinte fórmula:

(Comprimento x Largura x Altura) / fator de cubagem

*Comprimento, vezes largura, vezes a altura, o resultado então é dividido pelo fator de cubagem

O fator de cubagem possui valor definido conforme a transportadora escolhida. O fator de cubagem dos Correios, por exemplo, é de 6000.

Após a realização do cálculo, é comparado o peso real e o resultado, e então é considerado o maior valor para cálculo do frete.

Sendo assim, a utilização da embalagem adequada é necessário, pois a utilização de uma embalagem maior do que o necessário, tende a deixar o frete do produto mais caro.


Entender como é feito o cálculo é essencial, e assegura que o frete não se torne um problema para a saúde financeira do seu e-commerce.
 


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.