Método SMART

Por Rafael Castanho | 12/04/2022 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Método SMART

 

Criado por Peter Drucker (conhecido como pai da administração ou gestão moderna), a metodologia SMART (sigla que em inglês significa esperto) propõe que as metas traçadas sejam espertar e funcionais.
Cada letra na sigla define um critério, sendo eles: Specific, Mensurable, Attainable, Relevant e Time.

S - Specific (Específica)

O primeiro é Specific, termo em que sua tradução é Específica.
Esse principio define que suas metas sejam claras e objetivas, sem dar espaço para dúvidas.
Por exemplo, ao definir uma meta como "Aumentar as vendas", por ser uma meta vaga, os colaboradores não têm exatidão do que exatamente estão tentando alcançar, essa meta pode variar de aumentar a venda anual, mensal, semanal? Em relação ao quê? Ano passado, mês anterior?
Agora se estipulamos uma meta como "Aumentar as vendas em 10% em relação ao mesmo período no ano anterior", a equipe de responsáveis tem um objetivo mais claro.

M - Mensurable (Mensurável)

Esse principio é aplicado depois da definição e especificação de uma meta, quando é feito a análise da meta para conseguir medir os resultados.
Usando o exemplo anterior, a meta "Aumentar as vendas em 10% em relação ao mesmo período no ano anterior", é possível verificar em relação ao período do ano anterior quanto seria esses 10%, quanto ainda falta para atingir a meta estipulada ou em quanto tempo ela foi atingida.

A - Attainable (Atingível)

Nesse ponto é de reflexão, ao estipular uma meta concreta e capaz de ser medida é preciso verificar se essa meta estipulada é possível de ser alcançada.
De nada adianta estipular uma meta se a empresa não possui a capacidade de atingi-la.
Uma meta precisa ser real e tangível, para não desmotivar os colaboradores encarregados dela.
É necessário também avalizar os recursos disponíveis para que uma meta seja atingida.
Usando nosso exemplo de "Aumentar as vendas em 10% em relação ao mesmo período no ano anterior", vamos supor que a empresa possua 5 colaboradores na equipe de vendas, mas somente um canal de atendimento (atendimento presencial na empresa), é hora de aumentar os canais de atendimento, expandindo para telefones e WhatsApp, por exemplo.

R - Relevant (Relevante)

Uma pergunta a ser feita ao estipular uma meta é se ela vai impactar positivamente a empresa, ou seja, se ela é relevante ao negócio.
Se o resultado de uma meta atingida impacta diretamente a empresa, ela é relevante.
A meta "Aumentar as vendas em 10% em relação ao mesmo período no ano anterior" impacta positivamente um negócio, sendo que com o aumento do faturamento é possível aprimorar e investir na empresa.

T - Time (Tempo)

O  critério de tempo define o prazo para meta ser atingida, já que com metas sem data final tendem a não serem levadas a sério.
No nosso exemplo, "Aumentar as vendas em 10% em relação ao mesmo período no ano anterior" a definição desse período seria o Tempo.

 

 


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.