Estoque de Segurança - Como é calculado?

Por Rafael Castanho | 16/08/2022 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Estoque de Segurança - Como é calculado?

 

Estoque de segurança traz diversas vantagens para uma empresa, dentro dela a redução de custos, menor perda de produtos, maior garantia de vendas realizadas já que o produto sempre possui estoque.

Mas afinal, mesmo entendendo a importância da definição de um estoque de segurança numa empresa e como defini-lo, é preciso saber como calcula-lo.

Antes de aplicar valores a uma fórmula, é preciso ter o entendimento completo dos seguintes conceitos.

 

Previsão de Demanda

A definição de valor para a previsão de demanda deve considerar o tempo que leva para o produto chegar do fornecedor e o tempo que leva para ser efetuada a sua venda. Isso também define qual os produtos que necessitam ou não da implementação de estoque de segurança.

 

Tempo de Entrega

Está diretamente relacionada a logística. O Tempo de Entrega diz respeito ao tempo entre a confirmação de um pedido de venda a um cliente até a entrega do pedido para ele.
Produtos com alto tempo de entrega ou que possuem uma variação ampla  nesse quesito possuem uma maior necessidade para implementação do estoque de segurança.

 

Nível de Serviço

Seria a definição de importância dos produtos. Se um produto é altamente procurado e possui uma vazão grande de vendas, maior será seu estoque de segurança.
É definido com um valor de 0 (menor nível de serviço) a 100 (maior nível de serviço), sendo um número percentual.

 


Qual a fórmula para calcular o estoque de segurança?

Com o entendimento sobre os conceitos consolidados, aplique os valores sobre a seguinte fórmula:

Estoque de segurança = Demanda diária X Tempo de entrega

Considere na demanda diária, a média de vendas feitas em um dia. O tempo de entrega também deve ser considerado em dias.

Exemplificando, uma empresa vende em média 50 unidades do Produto A e possui uma média de 2 dias para dar a venda como entregue.

Aplicando a fórmula temos:  50 x 2 = 100.

Então esse produto deve ter definido como estoque de segurança a quantidade de 100 unidades.


Mesmo sendo um cálculo relativamente simples, os valores atribuídos a diversos produtos pode gerar dificuldades e complicações para uma empresa que possui números grandes. A utilização de um Software de Gestão pode ajudar automatizando o cálculo e entrega os dados necessários para definição de um estoque de segurança, dando maior folego e tempo para os gestores se focarem em outros pontos importantes da empresa.


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.