Quais as vantagens do pix e por que você deveria se inteirar no assunto?
O PIX, pagamento instantâneo do Banco Central do Brasil vai ser lançado agora em novembro de 2020 e aqui mostramos o por que você e sua empresa deveriam aderir ao novo método de pagamento em tempo real.
O Pix é a maneira mais prática de pagamentos e transferências, já que os que aderirem a esse modelo de pagamento, poderão utilizar o PIX ao invés de pagamentos via boleto, pagamento de estabelecimentos comerciais e transferências de TED ou DOC.
Diferente do TED ou DOC o serviço é habilitado 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, e feito de maneira praticamente instantânea e não precisando dos dados da conta do destinatário.
Chave de Acesso
O PIX funciona por meio de chaves de acesso, essas chaves podem ser cadastradas pelo próprio usuário utilizando e-mail, CPF ou um número de telefone.
Um usuário pode possuir diversas chaves para diferentes bancos, desde que a base para o cadastro da chave não seja o mesmo. Então ao cadastrar uma chave utilizando o e-mail, o usuário não irá conseguir utilizar o mesmo e-mail para cadastro de uma nova chave em outra entidade financeira, evitando fraudes ou outros problemas de conflito.
A utilização da chave é opcional, já que os usuários do método podem utiliza-lo de forma igual ao TED e DOC, preenchendo todos os dados do destinatário e da conta. Ainda sim, o uso da chave agiliza o processo e traz mais praticidade para a realização da transação.
Quais as vantagens de utilizar o PIX?
Além de utilizar o pagamento instantâneo para pagamentos ou transferências, os usuários do PIX não precisam portar dinheiro em espécie ou cartão para realizar as operações.
O Pagamento pode ser feito via QR CODE, quem irá receber o pagamento emite um código QR para que o pagador faça a leitura via celular (esse sendo o método mais rápido), pela utilização das chaves pix ou informando os dados de quem irá receber (mesmo informando os dados bancários, de forma similar ao TED ou DOC, a utilização do PIX ainda sim é mais pratica).
A agilidade no processo é a maior qualidade do PIX, já que o pagamento é feito de forma imediata e demorando cerca de alguns segundos, diferente dos métodos tradicionais no qual podiam demorar mais de um dia.
O Banco Central garante que todas as informações serão mantidas sobre sigilo bancário da mesma forma que o TED e DOC.
O serviço é gratuito para pessoas físicas.
No caso de Pessoa Jurídica, o valor do serviço vai várias de acordo com a instituição financeira, mas algumas já divulgaram que o serviço também vai ser disponibilizado gratuitamente, como é o caso da Nubank.
O Itaú informou que o PIX para pessoa jurídica não cobrará taxa para os primeiros três meses ou 200 transações. Isso vale para PJ com faturamento até R$ 30 milhões