As vantagens de utilizar o PIX

Por Rafael Castanho | 12/11/2020 | 4 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
As vantagens de utilizar o PIX

Quais as vantagens do pix e por que você deveria se inteirar no assunto?

 

O PIX, pagamento instantâneo do Banco Central do Brasil vai ser lançado agora em novembro de 2020 e aqui mostramos o por que você e sua empresa deveriam aderir ao novo método de pagamento em tempo real.

O Pix é a maneira mais prática de pagamentos e transferências, já que os que aderirem a esse modelo de pagamento, poderão utilizar o PIX ao invés de pagamentos via boleto, pagamento de estabelecimentos comerciais e transferências de TED ou DOC.

Diferente do TED ou DOC o serviço é habilitado 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, e feito de maneira praticamente instantânea e não precisando dos dados da conta do destinatário.

 

Chave de Acesso

O PIX funciona por meio de chaves de acesso, essas chaves podem ser cadastradas pelo próprio usuário utilizando e-mail, CPF ou um número de telefone.

Um usuário pode possuir diversas chaves para diferentes bancos, desde que a base para o cadastro da chave não seja o mesmo. Então ao cadastrar uma chave utilizando o e-mail, o usuário não irá conseguir utilizar o mesmo e-mail para cadastro de uma nova chave em outra entidade financeira, evitando fraudes ou outros problemas de conflito.

A utilização da chave é opcional, já que os usuários do método podem utiliza-lo de forma igual ao TED e DOC, preenchendo todos os dados do destinatário e da conta. Ainda sim, o uso da chave agiliza o processo e traz mais praticidade para a realização da transação.

 

Quais as vantagens de utilizar o PIX?

Além de utilizar o pagamento instantâneo para pagamentos ou transferências, os usuários do PIX não precisam portar dinheiro em espécie ou cartão para realizar as operações.

O Pagamento pode ser feito via QR CODE, quem irá receber o pagamento emite um código QR para que o pagador faça a leitura via celular (esse sendo o método mais rápido), pela utilização das chaves pix ou informando os dados de quem irá receber (mesmo informando os dados bancários, de forma similar ao TED ou DOC, a utilização do PIX ainda sim é mais pratica).

A agilidade no processo é a maior qualidade do PIX, já que o pagamento é feito de forma imediata e demorando cerca de alguns segundos, diferente dos métodos tradicionais no qual podiam demorar mais de um dia.

O Banco Central garante que todas as informações serão mantidas sobre sigilo bancário da mesma forma que o TED e DOC.

O serviço é gratuito para pessoas físicas.

No caso de Pessoa Jurídica, o valor do serviço vai várias de acordo com a instituição financeira, mas algumas já divulgaram que o serviço também vai ser disponibilizado gratuitamente, como é o caso da Nubank.

O Itaú informou que o PIX para pessoa jurídica não cobrará taxa para os primeiros três meses ou 200 transações. Isso vale para PJ com faturamento até R$ 30 milhões

 


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.