Receba dos seus cliente usando o Pix Cobrança

Por Rafael Castanho | 04/08/2022 | 6 Minutos de leitura | Voltar
  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Receba dos seus cliente usando o Pix Cobrança

Lançado em novembro de 2020, o PIX - inovação do Banco Central do Brasil - veio como uma solução prática para otimizar as transações financeiras. Mas a revolução não parou por aí. Periodicamente, o PIX recebe novas funcionalidades, sendo uma das mais significativas a introdução do "Pix Cobrança".

 

O que é PIX cobrança?

O Pix Cobrança representa um avanço significativo nas transações financeiras digitais do Brasil. Introduzido pelo Banco Central em 2021, essa funcionalidade foi incorporada ao sistema PIX para ser uma alternativa moderna ao tradicional boleto bancário. A principal inovação do Pix Cobrança é a utilização de QR Codes dinâmicos, permitindo que os emissores incluam informações além do valor, como data de vencimento, detalhes do produto ou serviço, descontos, juros e multas. Ao contrário de um QR Code estático, que só contém informações fixas, o dinâmico pode ser atualizado conforme as necessidades da transação.

O processo é simples: o emissor define os parâmetros da cobrança em seu aplicativo bancário e gera um QR Code exclusivo para aquela operação. O pagador, por sua vez, escaneia o código e realiza a transação, tudo de maneira ágil e segura. Este método, além de oferecer praticidade, também pode reduzir custos associados à emissão e gestão de boletos. O Pix Cobrança, assim, reflete o compromisso do sistema financeiro brasileiro em se adaptar às demandas digitais, proporcionando soluções mais eficientes para empresas e consumidores.

 

Características do Pix Cobrança

O diferencial do Pix Cobrança está na sua capacidade de utilizar QR Codes dinâmicos. Estes códigos vão além de simplesmente codificar um valor a ser pago: eles podem integrar data de vencimento, detalhes de produtos ou serviços, descontos, multas e juros.

Na prática, quem emite a cobrança define esses parâmetros através do aplicativo bancário. O código gerado é único para aquela transação. O cliente, ao efetuar o pagamento, processa a transação usando o QR Code ou outras ferramentas associadas ao PIX.

Ao contrário da operação padrão do PIX, que é isenta de taxas, o Pix Cobrança possui um custo para as instituições financeiras: a cada dez transações, é cobrado o valor de R$0,01. Embora simbólico, este valor é significativamente inferior ao custo da emissão de boletos tradicionais.

Para os beneficiários, o cenário varia. Enquanto indivíduos e MEIs não são taxados ao utilizar o serviço para fins pessoais, as empresas podem encontrar tarifas, dependendo da política do banco ou instituição com a qual trabalham. A boa notícia é que, geralmente, somente quem recebe é tarifado, garantindo que o pagador não tenha surpresas adicionais.

 

Por que Implementar o Pix Cobrança em seu Negócio?

A agilidade é um dos grandes trunfos do Pix Cobrança. Em um mundo cada vez mais veloz e digital, otimizar processos é fundamental. Tanto para quem emite quanto para quem paga, a transação é simplificada, reduzindo burocracias.

A segurança também é uma característica marcante. Cada transação é autenticada pela instituição emissora, gerando um registro eletrônico robusto e confiável de que a operação foi realizada com sucesso.

Além disso, o processo de liquidação é imediato, uma bênção para o gerenciamento do fluxo de caixa. Em um cenário econômico desafiador, ter acesso imediato aos recursos pode fazer a diferença na gestão financeira.

 

Em suma, o Pix Cobrança é uma ferramenta que, além de inovadora, é extremamente funcional. Reduzindo custos e burocracias, representa uma maneira mais eficiente e moderna de gerenciar pagamentos e recebimentos no universo empresarial brasileiro. E, em um mundo onde a eficiência é a chave, adotar essa tecnologia é mais do que uma escolha: é um imperativo.
 


  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto do Autor

Escrito por:

Rafael Castanho

Você pode ser interessar também

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.